17/12/2018, 10:36
Diálogo Produtivo
por Adelmir Santana
Quatro futuros secretários de Estado do Distrito Federal, André Clemente, Ruy Coutinho, Vanessa Mendonça e João Pedro Ferraz, visitaram a Federação do Comércio nas últimas semanas. Os gestores procuraram a instituição para estabelecer uma agenda de competitividade e fortalecimento da economia local. Os encontros foram realizados assim que seus nomes foram anunciados pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Eles comandarão, respectivamente, as áreas de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho. Mais do que protocolares, as visitas demonstram um interesse em defender Brasília e uma forma de estreitar os laços com o setor produtivo.
Nos últimos anos eu tenho falado bastante sobre a importância dessas conversas e de estabelecermos um diálogo constante entre as entidades representativas do Distrito Federal e os integrantes do Executivo. Entendo que qualquer governante ou autoridade pública deve primar pelo contato com a sociedade, seguindo a premissa de que é necessário discutir os problemas do Estado com a população. Como representantes dos setores de comércio, serviços e turismo, três ramos que mais empregam em Brasília, nosso interesse é colaborar com a formulação de políticas públicas e projetos governamentais, sempre primando pela promoção de desenvolvimento econômico e social.
Nos últimos anos, enviamos dois estudos importantes para o governo: um sobre o planejamento do DF, chamado de Brasília 2015, e outro sobre o turismo, um plano diretor. Mais recentemente, enviamos para o futuro secretário André Clemente um documento com sugestões sobre segmentos que podem ser fortemente estimulados se houver uma redução de tributos. Novamente, nossas posições são em defesa do progresso. Ainda na semana passada também fomos convidados pelo governador eleito para participar de uma reunião com o secretariado. Ficamos esperançosos, confiantes de que é esse tipo de diálogo que contribui para construção de uma cidade melhor.
Adelmir Santana, presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)