Menu

17/04/2020, 12:20

“É uma guerra”, diz ministro da Defesa sobre combate ao coronavírus

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhou hoje (16), no Rio de Janeiro, ações do Comando Conjunto do Leste de combate ao coronavírus. Em conversa com jornalistas, o general do Exército destacou a integração de sua pasta com o Ministério da Saúde desde o início da crise.

“Para vocês terem uma ideia, as Forças Armadas empregaram, no dia de ontem, cerca de 29 mil militares para ajudar no combate a esse inimigo feroz, que é o coronavírus”, disse o ministro. “É uma guerra, e as Forças Armadas estão nela.”

Azevedo e Silva afirmou que a atuação vem desde a operação para a repatriação dos brasileiros que estavam em Wuhan (China), em fevereiro, até a desinfecção de áreas públicas, reforço à faixa de fronteira e operações logísticas.

O ministro avaliou que o Brasil e os demais países deverão repensar, no futuro, sua dependência em relação a produtos estratégicos, como os da área de saúde.

“Passada essa fase que estamos vivendo, vamos ter que repensar. O mundo vai ter que repensar. A gente vai ter que diversificar as coisas estratégicas nossas. É um  trabalho que já está sendo coordenado pela Presidência da República. A Casa Civil já tem um grupo de trabalho instituído para começar a pensar isso.”