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17/07/2023, 22:54

Economia criativa ganha 123 mil novos postos de trabalho no 1º trimestre de 2023

Relatório do Itaú Cultural aponta que vagas formais crescem mais que informais. Vagas para trabalhadores especializados da cultura crescem 8%. Postos para trabalhadores criativos da área de tecnologia avançam 17%.

Levantamento sobre o emprego da economia da cultura e indústrias criativas, realizado pelo Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, da Fundação Itaú, com base na PNAD Contínua, mostra que o segmento fechou o 1º trimestre de 2023 com 7,2 milhões de trabalhadores em atividade, 123 mil a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, o que representou crescimento de 2% no intervalo.


O segmento da cultura e indústrias criativas seguiu a tendência da economia como um todo, que apresentou crescimento de 3% no número de postos de trabalho nos 12 meses encerrados em março de 2023. Confira no quadro abaixo os dados referentes a cada estado, incluindo o Distrito Federal.


O levantamento do Observatório Itaú Cultural aponta, entretanto, que o
número de postos de trabalho da economia criativa caiu no comparativo com o 4º trimestre de 2022, registrando perda de 291 mil postos (-4%) neste intervalo de análise. A redução, neste caso, é atribuída a efeitos de sazonalidade. Segundo o Painel de Dados, o primeiro trimestre apresenta, historicamente, uma movimentação menor para as indústrias criativas.

No comparativo anual, nota-se um crescimento líquido de vagas para o
segmento. Essa tendência também se observa para o agregado da economia
brasileira, com a criação de cerca de 2,5 milhões de postos de trabalho (+3%) no comparativo do primeiro trimestre de 2022 com o de 2023 – apesar da redução registrada entre o quarto trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, com o fechamento de 1,5 milhões de vagas. “Os dados mostram a relevância da indústria criativa para a geração de emprego e renda no país”, diz Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
“Esperamos que as informações do Painel e Dados contribuam para nortear
políticas públicas e ajudem a fortalecer e sensibilizar ainda mais a sociedade a respeito da importância deste segmento para o desenvolvimento sócio econômico no Brasil.”

A economia criativa engloba os segmentos de moda, atividades artesanais,
editorial, cinema, rádio e TV, música, desenvolvimento de software e jogos
digitais, serviços de tecnologia da informação dedicados ao campo criativo,
arquitetura, publicidade e serviços empresariais, design, artes cênicas, artes visuais, museus e patrimônio.  

O Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural pode ser consultado em:
https://www.itaucultural.org.br/observatorio/paineldedados

Sobre o Observatório Itaú Cultural  
O Observatório Itaú Cultural foi criado em 2006 com foco na gestão, na
economia e nas políticas culturais e promove, desde então, estudos e debates desses temas, estimulando a reflexão sobre a cultura em seus vários aspectos e analisando os indicadores nacionais. A atuação do Observatório é ampliada com seminários, cursos, encontros e palestras; uma linha editorial de livros e da Revista Observatório, disponíveis gratuitamente na web; e a promoção de pesquisas sobre o campo cultural.  
 

 

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