Menu

12/02/2020, 17:38

Em cerimônia do CBMDF, 28 cadetes recebem o espadim

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (12) e presidida pelo vice-governador Paco Britto, 28 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da 38ª turma do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Coronel Lisandro dos Santos Chiarel Filho. Representando o governador Ibaneis Rocha, Paco Britto foi recebido com honras militares pelo comandante geral da corporação, coronel Lisandro Paixão dos Santos. O evento ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul.

Durante a programação, os convidados acompanharam a incorporação do Pavilhão Nacional (recebimento da Bandeira Nacional pela tropa formada no pátio da academia), ao som da Alvorada de Lo Schiavo e da Canção do Expedicionário, executadas pela Banda de Música da CBMDF. O destaque da cerimônia foi a entrada dos cadetes ao som do dobrado Cisne Branco, de Antônio Manuel do Espírito Santo, executando evoluções de Ordem Unida Sem Comando. Ao final do desfile, eles compuseram a sigla do Curso de Formação de Oficiais.

“Preparem-se para fazer parte de uma corporação que é referência nacional e internacional”, disse Paco Britto, ao discursar para os 28 cadetes recém-formados. Em seguida, ele citou o lema dos bombeiros – Vidas alheias, riquezas salvar – e um trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: “Nunca mais deixei de pensar comigo que o nosso espadim é sempre maior do que a espada de Napoleão”.

Na leitura da ordem do dia, o comandante da academia, tenente-coronel Flávio da Costa Portela, ressaltou a complexa formação das aulas, alicerces necessários para a formação dos futuros oficiais combatentes da CBMDF. Segundo ele, foram 120 horas de salvamento e 150 horas de combate ao incêndio, dentre outras atividades de uma intensa jornada. “Não podemos ser inconsequentes com nossas ações”, lembrou, dirigindo-se à turma.