Menu

19/04/2019, 11:40

Emater-DF atende mais de 3,3 mil famílias na Ride

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) atendeu, nos últimos oito anos, 3,3 mil famílias e garantiu mais de R$ 19 milhões em crédito rural para que pequenos produtores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) pudessem produzir, gerando renda e ocupação.

O atendimento prestado pela Emater aos produtores dos municípios vizinhos interessa ao Distrito Federal e às cidades do entorno. A produção agropecuária da Ride pode complementar a demanda da capital não atendida pelos produtores do DF e ainda garantir ocupação e renda aos agricultores do Entorno.

“É uma via de mão dupla, com parcerias no formato ganha-ganha”, explica a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca. “Nossa atuação garante segurança alimentar do DF, melhora de vida para os agricultores da Ride e crescimento para os municípios do nosso entorno. É por essa razão que vários prefeitos da região, como os de Formosa, Buritis e Cabeceira Grande, têm nos procurado, para manter ou criar parcerias. Todos só temos a ganhar”.

Reunião

A importância do DF no desenvolvimento das cidades do entorno por meio de iniciativas como as realizadas pela Emater foi tema de discussão entre representantes do GDF e do governo de Goiás em reunião realizada na última segunda-feira (15), em Goiânia. O objetivo foi debater propostas para o desenvolvimento integrado da região.

Da reunião, realizada na Casa Civil de Goiás, participaram o secretário de Relações Institucionais do DF, Vitor Paulo; o secretário de Entorno, Paulo Roriz; o secretário-adjunto da Casa Civil, Marcelo da Cunha e a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, que foi defender as parcerias como forma de integrar social e economicamente a Ride.

Assentamentos

Nos últimos oito anos, 43 projetos de assentamentos foram atendidos pelos técnicos da Emater por meio de convênios e contratos nos municípios de Formosa, Vila Boa, Cabeceiras de Goiás, Cristalina, Padre Bernardo, Cocalzinho, Água Fria e Planaltina de Goiás.