13/04/2021, 17:24
Embaixada da Itália ganha certificado de Primeira Embaixada de Lixo Zero do Mundo
por Isabel Almeida
O exemplo de sustentabilidade que vem da Embaixada da Itália em Brasília
A Embaixada da Itália em Brasília é a primeira missão diplomática no mundo a receber a certificação “Lixo Zero” do Instituto Lixo Zero Brasil. A sede italiana já havia conquistado o título de primeira Embaixada Verde na capital federal.
O projeto garante que 100% dos resíduos orgânicos sejam destinados à composteira do complexo que foi inaugurado recentemente no DF. O produto final é usado como fertilizante dentro da embaixada. Além disso, os resíduos recicláveis e eletrônicos são doados a algumas cooperativas parceiras ajudando a gerar empregos e renda por meio da venda do material. A embaixada também aboliu o uso de copos plásticos, passando a ser “single-use plastic free”.
Localizada no Setor de Embaixadas Sul, a sede diplomática ocupa uma área de 25 mil metros quadrados. A engenheira ambiental Luciana Souza, que acompanha a execução do projeto “Lixo Zero” desde 2018 junto com o advogado Pedro Moura da Embaixada, destacou que “hoje menos de dois quilos por dia de resíduos são enviados para aterro sanitário em comparação com os 125 quilos que eram enviados antes da realização do projeto“.
Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e diretor da Zero Waste International Alliance, manifestou a esperança de que o exemplo da Embaixada da Itália em Brasília sirva de inspiração para outras sedes diplomáticas e para todos os municípios brasileiros em geral.
O Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, disse que ficou honrado com o reconhecimento e muito orgulhoso de que a Itália possa mais uma vez ser um ponto de referência no setor da sustentabilidade ambiental, perseguindo também objetivos sociais, juntamente com o Brasil.
Por ocasião da entrega do Certificado “Lixo Zero”, a embaixada promoveu a exibição virtual e gratuita do filme de animação italiano “TRASH”, inspirado nos temas de ecologia e sustentabilidade, uma aventura que combina diversão e missão educativa, abordando o tema atual da reciclagem e como todos nós podemos fazer a diferença.
O projeto Embaixada Verde nasceu porque a Embaixada da Itália em Brasília, considerando o potencial de energia solar e a necessidade global de economizar e reaproveitar água, decidiu em 2010 se transformar em um laboratório de experiências eco-sustentáveis. Foi o primeiro projeto realizado no âmbito de um programa ambiental mais geral promovido pelo Ministério das Relações Exteriores italiano denominado “Farnesina Verde”.
O Governo do Distrito Federal (região administrativa da capital de Brasília), atualmente reconhece a embaixada como um “pequeno gerador” pelo fato de produzir menos de 120 litros (o equivalente a uma única sacola plástica grande) por dia de resíduos destinados a aterros sanitários. A sede diplomática italiana é considerada – tanto no âmbito governamental como diplomático – pioneira na implementação de políticas ambientais que contribuem para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.