14/06/2019, 12:24
Embaixador do Cazaquistão concede coletiva de imprensa para falar das eleições presidenciais de 2019
por Isabel Almeida
A coletiva de imprensa ocorreu na segunda-feira (10/06) , na sede da embaixada. O embaixador, Kairat Sarzhanov, explicou para os jornalistas presentes como foi o clima das eleições de 2019 no Cazaquistão, onde 9 247 748 foram às urnas, o que significa 77,4% da população. E para que cidadãos que vivem no exterior pudessem votar, o governo abriu 65 comissões eleitorais nas representações diplomáticas do Cazaquistão em 51 país, inclusive no Brasil. O total desses votos alcançaram 15. 286 cidadãos.
A eleição ocorreu no domingo (9), e se tornou a mais competitiva e diversificada da história do Cazaquistão como uma nação independente. Segundo o embaixador, um total de sete candidatos concorrerem ao pleito presidencial, incluindo a primeira candidata à presidência. “Por que eu enfatizo isso, é que nossa região é fortemente dominada pelos homens quando se trata de política. No entanto, ao longo de muitos anos, o Cazaquistão tomou medidas concretas para melhorar a igualdade de gênero e promover o papel das mulheres nos negócios e na política. Estamos agora testemunhando os frutos deste trabalho. Por exemplo, o presidente do Senado, bem como o vice-primeiro ministro e o ministro da Educação e Ciência, são mulheres, assim como aproximadamente um quarto dos membros do Parlamento do Cazaquistão”. revelou o embaixador.
Segundo informações do governo, a eleição foi transparente e alcançou os mais altos padrões esperados. Para acompanhar e monitorar as eleições como observadores internacionais, o governo contou com a presença dos senadores brasileiros Chico Rodrigues e Jaques Wagner. Essa foi a primeira vez que observadores da América Latina visitaram e participaram como observadores das eleições no Cazaquistão. Outro fator importante foi a quantidade de jornalistas de 40 países, ou seja, 227 no total, que se credenciaram para cobrir a eleição, fora os 121 repórteres estrangeiros permanentemente credenciados no país. Apenas para comparar, 168 jornalistas foram credenciados para cobrir a eleição de 2015. O aumento constitui 35%.
O candidato eleito para a presidência do país foi Qasim-Yomart Tokayev que venceu com 70,76% dos votos. Tokayev, no poder no Cazaquistão desde a renúncia em março do pai da nação, Nursultan Nazarbayev, recebeu os votos de 6,5 milhões de eleitores, mais da metade do eleitorado.
Tags: mundo diplomatico