Menu

22/02/2019, 07:16

Embaixadora de Guaidó no Brasil anuncia envio de ajuda à Venezuela

María Teresa Belandria, representante no Brasil do chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, confirmou ontem (21) que no próximo sábado (23) começará a ser enviada do país ajuda humanitária aprovada pelo órgão legislativo venezuelano.

 

“Foram definidos os procedimentos para realizar a operação, através da qual serão transportadas em uma primeira fase até 100 toneladas de ajuda, composta por alimentos, remédios e kits de emergência, que sairão da cidade de Boa Vista”, afirmou Belandria em comunicado.

A representante de Guaidó, que no dia 23 de janeiro anunciou que assumia a presidência interina da Venezuela, disse que os detalhes da operação foram discutidos na véspera com autoridades do Governo brasileiro.

 

A ajuda humanitária deverá sair de Boa Vista, a 200 quilômetros da fronteira com a Venezuela, e chegar a Pacaraima, situada no limite entre ambos os países, para depois ser levada inicialmente a Santa Elena de Uairén.

 

Essa cidade venezuelana, a cerca de 25 quilômetros da fronteira e de cerca de 30 mil habitantes, seria a primeira escala dessa ajuda, segundo disseram fontes envolvidas na operação.

O estado de Roraima é, junto com a cidade colombiana de Cúcuta, um dos principais centros de estocagem da ajuda solicitada por Guaidó à comunidade internacional, a qual se prevê que, no mesmo sábado, começará a entrar na Venezuela por ambas as fronteiras.