Menu

04/12/2023, 21:22

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

De 13 a 17 de dezembro, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge apresenta o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás). Esta é a primeira vez que o evento, que completou 23 anos em 2023, realiza duas edições em um mesmo ano. A programação conta com uma Conferência Temática das Culturas Populares e Tradicionais que vai reunir mais de 50 mestres de cultura popular de todo o Brasil. 

Ainda acontecerão rodas de prosa, palestras, oficinas, shows, exposições, Fórum de Turismo e Cultura e a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado. Entre as atrações musicais estão o rapper Gog (DF), o grupo Tambores do Tocantins (TO) e Martinha do Coco (PE). O Encontro de Culturas faz parte do calendário cultural anual do Estado de Goiás e beneficia o público regional, nacional e internacional. Em 23 anos de história, o Encontro já reuniu 575 atrações culturais, mais de 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa. Uma média de 460 mil pessoas já participaram das atividades, fortalecendo também a região da Chapada dos Veadeiros. 

Esta segunda etapa conta com a co-realização da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo do Município, da UFG (Universidade Federal de Goiás), do Ministério da Cultura/Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e do Governo Federal; parceria da ASJOR (Associação dos Moradores da Vila de São Jorge); apresentação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Secult Goiás, por meio de projetos contemplados pelo edital de fomento aos Festivais e Eventos e pelo edital de fomento ao Artesanato do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023; e apoio da Goiás Turismo e do Governo de Goiás.

“A criação de um Programa Nacional voltado às culturas populares é a principal pauta do Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Será um diálogo e um compromisso institucional para a valorização e preservação das culturas populares e tradicionais, da nossa diversidade cultural, favorecendo o fomento à formação, pesquisa, documentação, difusão e promoção destas manifestações culturais que desenham o Brasil e nossas identidades”, comenta a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.