Menu

15/05/2024, 16:24

Engraxarte oferece capacitação profissional e desenvolvimento humano para jovens em vulnerabilidade social 

O Engraxarte é um projeto voltado para jovens em situação de baixa renda e vulnerabilidade social, cujo foco principal é a capacitação desse público para o mercado de trabalho, o respeito e cidadania. Além de ensinar técnicas de limpeza e polimento de calçados, o projeto transforma vidas, promovendo o desenvolvimento humano e o empreendedorismo.

Idealizado pela Heróis de Verdade – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por funcionários da CAIXA, a partir de 2009 – o Engraxarte visa a ética, o respeito, a parceria, a responsabilidade e a cooperação. O coordenador do programa, Adriano Rodrigues, explica que adotar uma abordagem cooperativa, sem incentivar a ganância é um dos maiores desafios da Organização, bem como o de oferecer um suporte emocional adequado aos alunos. “Estamos ali para ouvir e entender suas histórias que, muitas vezes, são difíceis, especialmente no ambiente familiar. Tem puxões de orelha, claro. Porém, a gente se predispõe e tem como premissa respeitar o lado humano”, explica Rodrigues. 

A partir de aulas teóricas e práticas, a dinâmica do Engraxarte é composta por dicas e ferramentas para o aperfeiçoamento profissional, incluindo um pequeno curso de sapataria, onde os alunos aprendem a fazer reparos em sapatos e a trabalhar com diversos materiais, entre eles a camurça e o couro. Por lá, os estudantes recebem todo o material necessário, como maleta, graxa e escova. “É uma forma da gente, como funcionário da CAIXA, fazer o nosso papel social maior. Essa contribuição foi o que nos uniu, e é o que nos move”, destaca Adriano. 

Desse modo, o Engraxarte tem permitido que jovens possam voltar a sonhar e ter oportunidades antes inimagináveis. É o caso da Maria Flor Xavier que participou do projeto durante um ano: “Durante esse tempo, pude aprender a me comunicar e me relacionar melhor com as pessoas. Ao longo do processo, tive desafios pessoais e profissionais, mas que, no final, consegui lidar de uma forma tranquila”.

Inclusive, em abril deste ano, o projeto firmou uma parceria com o Brasil 21, complexo de negócios e hotelaria de Brasília que abriu suas portas para que os engraxates do projeto possam atender no interior de suas dependências. Essa parceria representa mais passo em direção à missão de promover inclusão e dignidade para centenas de famílias.

De fato, a preocupação principal da Heróis de Verdade com essa iniciativa é garantir uma rentabilidade mínima para os engraxates. Conforme o projeto venha a expandir suas áreas de atuação, mais jovens serão convocados e novas vagas de trabalho serão ofertadas. O objetivo final é possibilitar uma oportunidade de trabalho e fornecer toda estrutura necessária, permitindo que os participantes continuem seus estudos e se profissionalizem. Em tempo, vale destacar que a imersão tem duração de uma temporada, em acordo com as diretrizes do programa, que inclui o engraxate estar matriculado em curso regular ou profissionalizante.