Menu

21/12/2020, 23:26

Entenda o ápice do alinhamento de Júpiter e Saturno

Um fenômeno raro no céu da Terra. Os maiores planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno, se alinharam ontem (21), em relação ao nosso planeta, permitindo que se possa vê-los como se fossem uma dupla, colados, em conjunção. O professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, José Leonardo Ferreira, explica que o alinhamento se dá pelo período de rotação em torno do sol. Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele fica logo ali, depois de Marte, a mais de 600 milhões de quilômetros. Ele tem 11 vezes o tamanho do diâmetro da Terra. No planeta pode ser visto uma grande mancha vermelha. Já Saturno só perde em tamanho no sistema solar pra Júpiter, sendo cerca de 20% menor. O planeta tem como característica seus anéis, compostos de fragmentos de rocha e gelo.

As luas desses planetas também atraem pesquisas da Terra. A lua Europa, de Júpiter, e a lua Titã, de Saturno, são objetos de estudos sobre a existência de vida. Segundo astrônomos, Júpiter e Saturno estiveram tão próximos pela última vez em 1623. O fenômeno mais similar, porém, ocorreu no século 13, há quase 800 anos.

A conjunção será visível de quase todos os lugares da Terra, após o pôr do sol. Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições climáticas. Devido à sua luminosidade, pode ser visto sem binóculo ou telescópio.