Menu

09/06/2022, 17:25

Espaço Cultural Renato Russo abre inscrições para novos cursos e oficinas de arte

Quem acompanha a trajetória das artes visuais no Distrito Federal, reconhece a importância do Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), em especial o Galpão das Artes, no despertar e amadurecimento de talentos artísticos na comunidade brasiliense.

Anfitrião em formação de identidades artísticas, manifestações e liberdade de expressão desde os anos 1970, o local tem a tradição de ofertar atividades gratuitas como oficinas e cursos dentro do segmento das artes visuais para todos os públicos.

Após um período de recolhimento cultural, por conta da pandemia, o mês de junho marca a retomada pulsante do Galpão das Artes com cursos nas áreas de ilustração editorial, xilogravura, cerâmica e escultura, realizados pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.  As inscrições estão abertas e são gratuitas, com vagas limitadas que podem ser feitas pelas redes sociais do ECRR @espacoculturalrenatorusso.

 “Os cursos de arte que têm início este mês no Espaço Cultural Renato Russo foram pensados para seguir a vocação do Galpão das Artes, que por muito tempo foi uma referência nessa modalidade formativas no campo das artes.  Assim, o instituto Janelas das Artes buscou repatriar cursos que já há muito tempo não eram oferecidos. Nessa retomada, temos a pretensão de fortalecer as artes visuais, recolocando o Galpão das Artes como um lugar de trocas culturais e diálogo de aprendizado permanente de jovens artistas e público em geral”, comenta o professor Fabiano Medeiros, coordenador do Programa Pedagógico-Formativo.

Historiador, ilustrador e cartunista, Luigi Pedone volta ao espaço, o qual já frequentou na juventude, e abre a temporada de cursos, com oficina de Ilustração editorial, voltada para o público infantil, jovem e adulto. Com duas dezenas de livros publicados, Luigi já deu oficinas no ECRR entre 2009 e 2012. “Eu matava aula para ir para a 508 Sul num momento muito bom do espaço cultural, quando o diretor era o TT Catalão. Eu saía da gibiteca para ir para a aula de desenho. Ficava a tarde toda lá. Foi uma escola para artistas como eu”, conta.

Ainda na programação de cursos, o artista e professor Valdério Costa trará a história e a prática da xilogravura, uma das mais ricas e autênticas expressões artísticas da cultura popular do Brasil.  O curso propõe uma jornada teórico-prática que passará pela História da Xilogravura, A Xilogravura e a Literatura de Cordel, A Xilogravura e a Ilustração, materiais e ferramentas e atividades artísticas práticas.

Mestre das artes da escultura e cerâmica, Paulo De Paula tem larga experiência no ensino artístico, tendo ministrado cursos em instituições como Museu Vivo da Memória Candanga e projetos sociais, tendo atuado como professor voluntário nas oficinas de cerâmica promovidas pelo Núcleo de Estudos e Atenção à exclusão Social. No Galpão das Artes, ele terá três turmas diferentes, uma somente dedicada à escultura, outra somente à cerâmica, e um misto com as duas técnicas associadas.