16/03/2024, 19:51
Espaço Galpão do Riso celebra 21 anos com programação cultural gratuita
O Espaço Galpão do Riso, localizado em Samambaia (DF), está comemorando 21 anos de cultura, riso e arte, e o presente para a comunidade é uma programação de aniversário com espetáculos gratuitos que prometem encantar todas as idades. O evento, que tem início no dia 18 de março e vai até a segunda semana de abril, traz uma seleção diversificada de apresentações circenses e de palhaçaria com artistas locais renomados e atrações internacionais. As apresentações contam com a presença de artistas bem conhecidos e queridos pelo público da capital federal como os Irmãos Saúde, os atores Ana Flávia Garcia e Guilherme Carvalho, além das participações especiais de artistas vindos da Bahia e de Portugal para enriquecer ainda mais a experiência cultural.
Crianças pequenas também vão poder desfrutar de performances teatrais especialmente desenvolvidas, como o Concerto Palhaçaria para Bebês, desenvolvido por um dos artistas mais renomados de Brasília, o diretor, ator e palhaço José Regino. Todos os espetáculos terão acessibilidade em LIBRAS. Para adquirir os ingressos gratuitos basta acessar a plataforma Sympla. A programação de aniversário também será disponibilizada para alunos de escolas públicas de Samambaia, que terão transporte gratuito para assistir aos espetáculos com direito à mediação pedagógica.
Em meio às apresentações culturais, o Galpão do Riso também irá proporcionar três oficinas de formação profissional em palhaçaria destinadas ao público feminino e LGBTQIA+. As aulas acontecerão entre os meses de março e abril. Para participar é necessário passar por uma seleção de aptidão e ser maior de 18 anos. Ao longo de sua trajetória de duas décadas, o Galpão do Riso contribui com atividades socioculturais e ecopedagógicas que fomentam cultura e desenvolvem renda para a população de Samambaia, impactando a vida de cerca de 60 mil pessoas desde 2003. O projeto Galpão do Riso Mostra, Registro e Memória, que tem o objetivo de comemorar os 21 anos de existência do espaço, é realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
De acordo com o fundador do Espaço Galpão do Riso, João Porto Dias, o Galpão é o primeiro espaço cultural da cidade. Ele conta que no início o local, que era mantido pela Administração de Samambaia, estava abandonado e todo depredado.Foi então que ele solicitou a ocupação do espaço para a realização de atividades artísticas para a comunidade. Aos poucos outros artistas de Samambaia, do DF e pessoas da comunidade foram somando forças e colaborando em reformas e revitalizações.
“Ficamos muito felizes em comemorar 21 anos de Espaço Galpão do Riso. Sou morador da cidade de Samambaia desde 1989, e somente em 2003 pudemos fundar um espaço na cidade voltado integralmente para abrigar a criação de artistas de Samambaia”, comemora João Porto.
O ator e diretor reforça que o local continua crescendo e ganhando visibilidade pelo trabalho realizado. “Em 2010, o Galpão do Riso foi reconhecido como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura; Em 2011, estabeleceu parceria com a UnB, com a orientação pedagógica da Professora Doutora Rita de Almeida Castro, do Departamento de Artes Cênicas; e mais recentemente, em 2023, firmamos uma parceria com a Escola Classe 403 de Samambaia, onde alunos e professores têm periodicamente participado de atividades como oficinas de eco pedagogia, canto coral e circense, assim como apresentações de espetáculos, como parte da grade pedagógica da escola”.