Menu

10/09/2019, 08:51

Especialistas debatem doenças do trato urinário

Com um formato inovador e interativo, o LUTS Fórum reuniu urologistas e interessados em debater os caminhos para o diagnóstico e os tratamentos para as doenças do trato urinário inferior. O evento, realizado no dia 10 de agosto, no Hotel Hilton, em São Paulo, pela empresa multinacional farmacêutica Astellas Farma Brasil, trouxe novos dados sobre essas doenças ainda bem pouco tratadas, que impactam na qualidade de vida de 70% da população masculina acima dos 40 anos no Brasil. LUTS é uma sigla em inglês para os sintomas do trato urinário inferior (STUI), que compreendem diversas queixas que podem afetar o armazenamento e esvaziamento da bexiga. Entre os sintomas, alguns exemplos são a urgência para urinar, o jato fraco, a necessidade de fazer força para urinar e a perda de urina.

Com quatro convidados, o evento teve um formato no qual as distintas apresentações eram feitas simultaneamente, no mesmo ambiente, e os participantes “sintonizavam” a ordem na qual gostariam de participar. Com o rodízio dos palestrantes entre os palcos, todos puderam acompanhar as palestras e ainda interagir com respostas a questionários em tempo real, fazer perguntas e debater sobre os casos apresentados – tudo sem interferir nos trabalhos simultâneos de cada palco.

Dentre os temas abordados no evento, vale destacar aqueles extraídos do estudo Brasil LUTS – primeira pesquisa realizada sobre a temática no país e desenvolvida por quatro especialistas. “Com essa pesquisa observamos que a população masculina busca pouco tratamento apesar de ter uma incidência grande de doenças do trato urinário inferior. Mais do que isso, o impacto disso na qualidade de vida desses pacientes é enorme, as taxas de incidência de depressão e ansiedade aumentam muito nessas pessoas”, diz Cristiano Gomes, um dos desenvolvedores do estudo, palestrante e doutor em urologia, que atua como médico do Hospital das Clínicas, em São Paulo”.