Menu

04/05/2021, 19:08

Espetáculo Conectados & Por Amor

ENTRE HOMENS traz como proposta a disparidade e a luta pelos direitos LGBT+, além e explorar a polarização e despertar em toda sociedade e classes sociais o interesse de acolhimento, especificamente, sobre a violência da homofobia e a revolução nas relações sexuais gays na Internet. As apresentações acontecerão de 08 a 16 de maio pelo Canal do Youtube Entre Homens Online, sempre às 21h.

Mesmo tendo conquistado direitos como o casamento igualitário, adoção, leis contra a homofobia, entre outros, os  LGBT+ sofrem com a reação que envolvem essas conquistas,  movimentos organizados contra elas e a radicalização dos conflitos pelos direitos LGBT+ na sociedade. O Brasil, por exemplo, apesar de ter a maior parada de orgulho LGBT+, em São Paulo, e uma legislação que garante os direitos é, simultaneamente, o país que mais mata LGBT+s no mundo, registrando 126 homicídios de pessoas LGBT de janeiro a maio de 2019, o que representa a média de uma morte a cada 23 horas, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia.

A proposta do projeto ENTRE HOMENS é vital e urgente, devido à situação dos LGBT+ no mundo atual. Apesar das recentes vitórias na luta pelos seus direitos, este progresso não foi acompanhado em todo o mundo; homens gays estão sendo presos, torturados e assassinados pela sua sexualidade na atualidade. – afirma Rogério Corrêa, escritor dos espetáculos.

As duas peças curtas que formam “Entre Homens” fazem parte da peça Sexo Entre Homens no Século XXI, que foi finalista na competição de dramaturgia mais importante do Brasil em 2019: O Seleção Brasil em Cena do Banco do Brasil, e que teve sua primeira temporada no Theatre503, em Londres, em maio de 2019, com o título de Sex Between Men in the 21st Century. “Conectados” e “Por Amor” foram as contempladas pelo Edital Cultura Presente nas Redes da SECEC RJ, em 2020.

“Entre Homens e outros projetos que abordem essa delicada e urgente temática são importantes a qualquer momento porque são questões urgentes! Exatamente por isso, ele merece ser refletido e ponderado para que possamos entender quais são as inúmeras facetas que envolvem a problemática, sem estarmos atravessados pelo viés do tabu.” – ressalta Cesar Augusto.

Durante a temporada, o projeto irá realizar, através do canal do YouTube Entre Homens Online, apresentações da peça curta “Por Amor” – ao vivo – seguida do espetáculo “Conectados” – gravado –  e debate com membros da equipe sobre os temas abordados. Ambas contam com textos assinados por Rogério Corrêa, direção de Cesar Augusto e um elenco que reúne nomes como Isaac Bernat, Márcio Nascimento, Alexandre Mitre, Lucas Popeta e Thadeu Matos.

A equipe do espetáculo, em sua grande maioria artistas gays e militantes pró vida e pró direitos (inclusive uma mulher trans e negra na produção), reúne-se em torno desta proposta para reivindica o seu espaço de fala e direito à vida e também para oferecer uma capacitação para jovens artistas da Capital e das periferias fluminenses, através da realização de duas oficinas online: Uma oficina de dramaturgia de histórias LGBT+, com o autor Rogério Corrêa, explorando os instrumentos para se lidar com a sua especificidade e outra sobre o panorama da produção teatral fluminense com o produtor André Roman. 

Sinopse de Conectados:

MÁRIO, um brasileiro de quarenta e poucos anos de idade, inicia um relacionamento com um nigeriano muçulmano de 19 anos, FANTUSI, através de um site de bate-papo gay. Enquanto seus AVATARES desenvolvem uma relação sexual, MÁRIO e FANTUSI conseguem ter um vislumbre de seu verdadeiro eu e estabelecer algum contato significativo. No entanto, suas realidades muito diferentes os separam tragicamente. Conectados é uma peça curta sobre os perigos e possibilidades das relações pela Internet, a exportação da cultura gay ocidental e suas consequências.

Sinopse de Por Amor:

Um ESCRITOR homossexual se esforça para escrever uma peça sobre o horror das famílias na Chechênia, sendo aconselhadas pela polícia a matar seus filhos gays a fim de evitar que eles sofram mais em “campos de concentração para gays”. ESCRITOR é forçado a dividir-se em dois e colocar-se dentro da mente de ambos o Pai, que se esforça para matar seu filho gay e o POLICIAL que aconselha o pai para matá-lo. Por Amor explora as diversas formas de violência que os homossexuais sofrem no mundo.

Acessibilidade

Por Amor – Tradução em Libras (surdo) e áudio descrição (cego)

Conectados – Legendagem (surdo) e áudio descrição (cego)

Ficha técnica

Dramaturgia: Rogério Corrêa

Consultoria de dramaturgia: John Jack Paterson e Marcia Zanelatto

Direção Geral: Cesar Augusto

Assistentes de direção na peça Por Amor: João Gofman

Assistente de direção na peça Conectados: Gabriel Albuquerque

Elenco Por Amor: Isaac Bernat

Elenco Conectados: Márcio Nascimento, Alexandre Mitre, Thadeu Matos e Lucas Popeta

Figurinos: Marcelo Olinto

Ambientação de Luz e Cenografia: Cesar Augusto

Trilha Sonora Conectados: Felipe Storino

Trilha Sonora Por Amor: André Poyart

Acessibilidade em Libras peça Por Amor: JDL Traduções

Acessibilidade em Legendagem peças Por Amor e Conectados: Augusto Rodrigues

Direção de Imagem online peça Por Amor: João Gofman

Registro e Edição de Imagens na peça Conectados: Carolina Godinho

Suporte em Tecnologias: Carolina Godinho

Fotos: Cesar Augusto | Ian Guerra 

Designer Gráfico: Raquel Alvarenga

Assessoria de imprensa | Comunicação: Alessandra Costa

Social Mídias: Guaxinim Comunica

Produção executiva: Naomi Savage

Direção de produção: André Roman

Assessoria Contábil: Renz Assessoria Contábil

Administração Financeira e Coordenação de Projeto: AR Produções

Idealização: Rogério Correa e André Roman

Realização: AR Produções

Patrocínio: LEI ALDIR BLANC – Edital de Chamada Emergencial nº 01/2020 – SECEC RJ