Menu

21/07/2024, 21:52

Espetáculo inédito As Sirigaitas – Contam e Encantam homenageia divas do rádio

Duas mulheres +60 se encontram em uma casa de repouso. Rute (Paula Jacobson) e Arlete (Clara Camarano) são senhoras com ritmos e visões diferentes de vida. Uma aguardando a vida se esvair. A outra despejada e livre de dogmas. A diferença entre elas provoca uma rivalidade, já que Rute e Arlete serão obrigadas a conviver no mesmo espaço com todas as diferenças de personalidade e de gosto musical: Arlete é fã ávida de Emilinha Borba. Já Rute, de Marlene. As eternas cantoras do rádio. Apesar do conflito, elas descobrem neste encontro as delícias de ser mulher e de estarem abertas as novas possibilidades.

A inédita comédia musicada “As Sirigaitas – Contam e Encantam” que é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF estreia em julho em casas de repousos do Distrito Federal. Já em agosto estará em cartaz na Seresta do Clube Previdenciários (712/912 Sul) nos dias 2/08 e 9/08, a partir das 20h, e na comemoração dos 50 anos do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) nos dias 15 e 16 de agosto, em sessões abertas ao público, às 20h. As apresentações são gratuitas mediante a doação de fralda geriátrica tamanho G, leite e alimentos não-perecíveis; roupa de cama e banho, cobertas e /ou agasalhos. Ingressos para retirada gratuita no Sympla a partir do dia 2 de agosto. As doações serão entregues ao lares por onde o projeto passará ao final dessa temporada. No Dia 16 de agosto, além da sessão aberta haverá duas sessões fechadas para escolas do DF às 10h30 e às 15h também no Espaço Cultural Renato Russo. Não recomendado para menores de 14 anos.  Mais informações no Instagram: @assirigaitascontameencatam.

A comédia musicada dirigida por Alana Ferrigno com dramaturgia de Sergio Maggio e atuação de Paula Jacobson e Clara Camarano aborda temáticas que passam pela rivalidade feminina, quebra do patriarcado, preconceito e etarismo. Isso a partir do mote do encontro dessas mulheres 60+ que têm as vidas entrelaçadas.  

“A mãe da personagem Arlete era presidente do fã clube de Emilinha Borba. Já a mãe de Rute, de Marlene. É nessa “”oposição”” que vai além das personalidades e “”rivalidade”” entre ambas que gira a peça escrita por Sergio Maggio com muita maestria. Mas, dentro deste encontro, essas duas mulheres acabam por descobrir que têm muito mais em comum do que imaginam. Além, de descobrirem as delícias de ser mulher e de estarem abertas a novas possibilidades pois sempre é tempo de recomeçar, independente de idade”, adianta Paula Jacobson, atriz, produtora e idealizadora do projeto.

Para o autor do espetáculo, a produção visa trazer a sensibilidade de uma grande amizade que capacita essas mulheres a se reinventarem, já que ambas mergulham no universo desconhecido uma da outra e se unem por uma amizade pura e genuína.

“As Sirigaitas – Contam e Encantam é uma obra que nos faz refletir, com uma dose de humor, sobre a velhice e nossa reação ao futuro que nos aguarda”, destaca Sergio.

Em cena, a musicista Luisa Toller estará ao vivo fazendo a trilha sonora. A peça conta ainda com a participação do multiartista/ator convidado Jones Scheneider.

Casas de repousos recebem produção -Dentro das casas repouso, “As Sirigaitas – Contam e Encantam” vai passar pelo Lar dos Velhinhos de Taguatinga, dia 24 de julho; Já no dia 25/07, no Lar do Velhinhos Bezerra de Menezes- Sobradinho, dia 31/07, no Lar São José- Casa do Candango, Sobradinho e 1º de agosto no Asilo dos Velhinhos Maria Madalena.

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Sérgio Maggio
Direção: Alana Ferrigno
Atrizes: Paula Jacobson e Clara Camarano
Ator convidado: Jones Scheneider
Cenografia: Roustang Carrilho
Figurino: Jones Scheneider
Iluminação: Rodrigo Lelis
Preparadora vocal e musicista: Luisa Toller
Gestão administrativa: C1 Arte e Entretenimento
Produção: Paula Jacobson
Auxiliar administrativo: Filipe Marra
Foto por: Marina Gadelha