Menu

17/01/2023, 20:01

Esquadrias viram tendência para 2023 na construção civil

Muito utilizado para separar ambientes, o produto proporciona ambientes mais minimalistas e harmônicos, além de reduzir gastos com energia elétrica
 
As esquadrias bombaram em 2022 e seguem em alta para as obras em 2023. Tecnicamente, são usadas para compartimentalizar mais os ambientes, podendo ter estrutura móvel ou fixa, com vidros ou não. Desde o momento em que as janelas e portas desempenham um papel relevante na forma como os edifícios são projetados e construídos, as esquadrias estão se tornando cada vez mais importantes para os projetos de construção moderna.
 
Usadas para dividir ambientes, os tipos de esquadrias mais comuns são as de madeira, aço, alumínio e PVC, sendo as de aço com maior resistência e durabilidade e as de alumínio com melhor custo-benefício. “Se comparadas a outros materiais semelhantes, as esquadrias de aço trazem atributos como rigidez e robustez”, detalha Victor Sampaio, engenheiro parceiro da Pinheiro Ferragens – empresa referência em fornecimento de produtos em aço para construção civil.
 
Além de trazer luz natural para dentro da casa ou escritório, elas possibilitam uma considerável economia de energia, uma vez que, aliada à transparência do vidro, o ambiente fica mais iluminado com a luz natural. “Há um aumento de novas tecnologias para esquadrias que oferecem uma maior eficiência energética, reduzindo assim os custos de aquecimento e arrefecimento para os proprietários”, comenta o engenheiro.
 
Arquitetura contemporânea
 
As esquadrias também estão sendo cada vez mais usadas para melhorar a aparência e o valor de um edifício. Qualquer imóvel fica mais valorizado e agradável aos olhos com o uso de elementos sofisticados para compor os ambientes.
 
Trazendo um ambiente clean e moderno, as esquadrias podem ser usadas em salas de estar, quartos, banheiros, cozinhas e áreas externas; em escritórios, compõem salas de reunião, salas de trabalho, corredores, recepções e cantina; em escolas, estão presentes em salas de aula, gabinetes, laboratórios, quadras de esportes e bibliotecas; e em grandes construções (como museus, galerias, salas de exposição, jardins e teatros) normalmente tornam os projetos ainda mais imponentes.
 
Os modelos mais comuns são: esquadrias de correr, basculante, de abrir, camarão e guilhotina. Para os interessados em investir neste material, Victor Sampaio preparou sete dicas essenciais que vão ajudar na hora da escolha:
 

  1. Verifique as especificações técnicas para obter um melhor entendimento de
    suas características e qualidades;
  2. Pesquise fornecedores e compare preços para obter o melhor negócio;
  3. Considere as condições climáticas do local para escolher o material mais
    adequado;
  4. Instale as esquadrias adequadamente para garantir uma boa qualidade e
    performance;
  5. Verifique se o material é certificado de acordo com as normas de segurança
    e qualidade;
  6. Procure por produtos que ofereçam garantias, pois isso garante que o material
    será resistente ao longo do tempo;
  7. Verifique se há outras opções para personalizar a aparência, como aplicação
    de cores, texturas e acabamentos.

A Pinheiro Ferragens, por meio de sua Indústria, fornece para todo o Distrito Federal e Entorno soluções sob medida para obras empresariais e residenciais com a garantia e qualidade de um grupo empresarial com mais de 50 anos de experiência.
 
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
 
SERVIÇO:
Pinheiro SIA
Telefone: (61) 3012-8181
SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE