Menu

26/01/2021, 16:46

Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror

A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília de 16 de fevereiro a 14 de março, com entrada franca. Antes das sessões presenciais na sala de cinema, haverá um curso online e será realizado o primeiro debate. As atividades online se estendem até 10 de fevereiro. Tudo gratuito. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na quarta-feira, 27/01, às 19h, será a primeira aula das três do curso ministrado pelo curador Eduardo Reginato sobre a história do Estúdio Hammer, desde as primeiras produções, a grande virada, a ascensão até a decadência. Diretores, atores, as características marcantes do estilo Hammer de horror, sua influência no cinema fantástico moderno, o legado deixado pela extensa filmografia e seus fiéis seguidores no cinema também serão abordados no curso.

Na quinta-feira, 28/01, às 19h, acontece o debate online com Daniel Caetano, cineasta, crítico e professor de cinema da UFF, e Carlos Primati, crítico, escritor e pesquisador especializado em cinema fantástico.  Daniel codirigiu Verão em Rildas (2018) e dois longas-metragens coletivos, Conceição: Autor Bom é Autor Morto (2007) e Rio em Chamas (2014), além de curtas e documentários.

O segundo debate on-line será realizado no dia 4 de fevereiro, às 19h, e contará com a participação do cineasta Marco Dutra e do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda. Marco é diretor, roteirista e compositor, entre os filmes que dirigiu estão Trabalhar Cansa (codireção com Juliana Rojas, sua parceira desde os tempos de faculdade na USP), exibido na mostra Um certain regard/Festival de Cannes de 2011 e premiado em diversos festivais, Quando eu era vivo (2014) e, o mais recente, Todos os Mortos (2020) , codireção com Caetano Gotardo.

Cada aula tem duração de aproximadamente 2h e pode ser acompanhada pelo aplicativo Zoom (lotação de 500 pessoas).