Menu

11/02/2020, 19:35

Evento discute o Sistema de Custos Referenciais de Obras

De 25 a 28 de março, profissionais de engenharia estarão reunidos em Brasília para discutir o Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO.

O evento, promovido pela New Roads, será ministrado pelo engenheiro e analista de Infraestrutura de Transportes do Dnit, Luiz Heleno Albuquerque Filho, que foi o coordenador da equipe que elaborou o atual Sistema de Custos Referenciais de Obras – Sicro.

O encontro tem como objetivo fornecer aos técnicos e profissionais elementos básicos de Engenharia de Custos, principalmente os conceitos e as discussões afetas à definição dos custos diretos das obras de infraestrutura de transportes, particularmente da mão de obra, dos equipamentos, das atividades auxiliares e das cargas e descargas de materiais.

Tem também como meta discutir a formação de custos de canteiros de obras, de administração local e de mobilização e desmobilização, a estimativa e a parametrização de custos, técnicas importantes sob a égide da contratação integrada, os procedimentos para elaboração e atualização de orçamentos de obras e apresentação dos principais sistemas de custos de infraestrutura de transportes, com ênfase no antigo Sistema de Custos Rodoviários (Sicro 2) e no vigente Sicro.

Pacote de obras – O evento será realizado em uma das regiões do País considerada um canteiro de obras. Nos últimos meses, o governo do Distrito Federal vem elaborando projetos e soluções para a mobilidade da população que se desloca diariamente pelas vias urbanas e anunciado grandes investimentos no setor de infraestrutura em diversas regiões do Distrito Federal que vão desde a pavimentação de rodovias vicinais até a construção de um túnel com investimento de R$ 275 milhões, para aliviar o trânsito local. “Precisamos investir para gerar emprego e renda. Só assim conseguiremos atrair empresas com infraestrutura”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. O pacote de obras de infraestrutura prevê também a construção de viadutos e alargamentos de pistas.

Sobre o palestrante – O engenheiro Luiz Heleno Albuquerque Filho é Mestre em Geotecnia e foi, durante oito anos, o responsável pela coordenação dos trabalhos de elaboração do Novo Sicro. Foi também professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e possui larga experiência na área de infraestrutura de vias terrestres, de superestrutura ferroviária, de engenharia de custos e formação de preços de obras públicas, além de geotecnia aplicada à mineração, especialmente em investigação geotécnica de campo e barragens de rejeitos. Conta ainda com diversos trabalhos publicados em congressos na Holanda, Portugal, Reino Unido e em vários estados brasileiros.