07/01/2021, 18:43
Exposição ‘Brasília em linhas’ no espaço Lúcio Costa
A exposição “Brasília em Linhas” foi lançada no Espaço Oscar Niemeyer, em setembro e, em dezembro, a coletânea ocupou o Espaço Lúcio Costa. Brasília em Linhas é a mais recente exposição do artista plástico Jailson Belfort. A mostra é composta por 60 (sessenta) obras feitas com esferográficas, homenageia os 60 anos da Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones.
‘Brasília em Linhas’ destaca lugares e paisagens marcantes da nossa Cidade numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense.
Cada arte retrata Brasília por meio de milhares de traços. Belfort evidencia a precisão, a dedicação e a atenção aos detalhes numa técnica única e inovadora. Para esta composição, utilizou-se linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.
“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra, revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, explica o artista.
A exposição “Brasília em Linhas” tem como realizadores a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Centro Cultural Três Poderes. Ainda conta com o patrocínio do Visão Hospital de Olhos e com os apoios da Casa da Moldura, Tato Comunicação e Projetos e do portal Visite Brasília.
O Espaço Lúcio Costa integra o Centro Cultural Três Poderes. O local, idealizado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1992 para a comemoração dos 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. As obras criadas por Jailson Belfort para a exposição comemorativa “Brasília em Linhas” foram inspiradas nos traços desses arquitetos. Uma proposta harmonizada com o Espaço Lúcio Costa.