05/08/2021, 21:05
Exposição Ô CULPA no Centro Cultural TCU com visitação virtual
O déficit habitacional na região metropolitana de São Paulo é de 1,8 milhão de domicílios, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Um número que desde 2011 cresce a um ritmo médio de 10% ao ano e vem aumentando a cada dia, com 1 milhão de inscritos na fila por moradia popular. Esse universo, que se repete nas grandes cidades brasileiras, é o tema da exposição “Ô Culpa”, que estará aberta virtualmente a partir do dia 3 de agosto, na galeria do Centro Cultural TCU, através do link https://tinyurl.com/oculpa.
A mostra conta com fotografias, instalações, poemas e projeção realizados pelo fotógrafo Rodrigo Koraicho, que é resultado de um processo de convivência iniciado em agosto de 2019 e que vem se desenvolvendo até o momento, fruto de uma imersão de aprendizado e troca no cotidiano, de aproximadamente 35 famílias, que perderam suas casas, ou não possuem moradias próprias e passaram a conviver debaixo de um viaduto no bairro do Bom Retiro. “Ô Culpa” vem da ambiguidade conceitual em contraponto a uma afinidade sonora que existe no cerne da palavra culpa e do verbo ocupar – ou ocupação –, lidando com uma questão social que é direito fundamental. Ser culpado de ocupar um espaço sem pertencer. Uma moradia, mas não um lar. Para estas famílias, o futuro é a incerteza de uma residência efêmera debaixo de um viaduto e o resultado, esta culpa compartilhada. Culpa de todos nós”, define Rodrigo.
A temática apresentada tem relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas do planeta possam desfrutar de paz e de prosperidade. O objeto desta exposição está diretamente vinculado aos ODS 10 e 11: Redução das desigualdades e Cidades e comunidades sustentáveis.
As ações promovidas pelo Centro Cultural TCU oferecem a estudantes e ao grande público, uma oportunidade de acesso à história, à arte e a outras manifestações culturais. Tais atividades têm a aptidão e o propósito de explicar o papel do Tribunal e de aproximá-lo dos cidadãos, a quem já se dedica em sua missão institucional de aperfeiçoar a administração pública em benefício da sociedade. A exposição contará com o Programa Educativo do Centro Cultural TCU, um projeto que promove a inserção e o contato de alunos, professores e do público em geral com a arte. A iniciativa visa promover um encontro que possibilite compartilhar experiências entre arte e educação, bem como aprender a importância do papel do Tribunal de Contas da União.