10/03/2019, 10:52
Exposição retrata trajetória de mulheres refugiadas
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Defensoria Pública da União, inaugura nesta terça-feira (12) a exposição fotográfica “No Fluxo: Reflexos da Migração e Refúgio de Mulheres no Brasil”.
Segundo um relatório do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado à Secretaria Nacional de Justiça, até o final de 2017 o Brasil já tinha reconhecido 10.145 refugiados de diversas nacionalidades.
No total, foram 33.866 pedidos de refúgio de imigrantes – a maioria da Venezuela, seguido de Cuba, Haiti e Angola. Três vezes mais do que os pedidos recebidos em 2016.
Um número recorde que, no entanto, torna-se pequeno quando comparado com dados globais: 22,5 milhões de refugiados no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
As mulheres representam praticamente metade da população de refugiados no mundo. No Brasil, do total de refugiados reconhecidos, em 2017, 29% eram mulheres. E é justamente a trajetória individual dessas mulheres que é retratada pela exposição.
A solenidade de inauguração da mostra fotográfica está marcada para as 16 horas da próxima terça, no Espaço do Servidor, no anexo 2 da Câmara dos Deputados. Depois a exposição poderá ser conferida até o dia 22 de março, das 9 às 18 horas.