06/10/2022, 11:41
Exposição “Ziraldo Interativo” estreia no CCBB
Ziraldo completa 90 anos de uma trajetória marcada pela exuberância criativa, povoada por personagens que se tornaram ícones de diferentes gerações de brasileiros. Para homenagear o escritor e cartunista mineiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília estreia a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, a partir de 12 de outubro, na galeria 3 e pavilhão de vidro, com entrada gratuita, classificação livre e para todo os públicos.
Inédita no país, a mostra sobre a obra do artista chega em datas especiais, já que sua inauguração ocorre no Dia das Crianças, aniversário do CCBB Brasília, que comemora 22 anos de fundação, e 33 anos de investimento em Cultura pelo Banco do Brasil. “Ziraldo Interativo” fica em cartaz até 18 de dezembro de 2022. O mestre da literatura e dos quadrinhos brasileiros completa nove décadas também em outubro, no dia 24.
Adultos, jovens e crianças, fãs das histórias que compõem a literatura infanto-juvenil do cartunista, vão poder interagir com o universo fascinante de seus personagens. O percurso da exposição convida o visitante a ações que estimulam a criatividade e o espírito lúdico. Com design exclusivo e estrutura composta de grandes painéis projetados com personagens e grafismos do artista, o visitante irá vivenciar uma verdadeira imersão no – Mundo Zira – se tornando coautor de uma obra já consagrada por gerações de leitores em todo o mundo. Além de brincar ao lado dos filhos, estimular suas capacidades cognitivas e vivenciar o prazer da literatura, os pais irão reencontrar o querido Menino Maluquinho, amigo de tantas gerações, e relembrar suas aventuras.
Assinando a curadoria e a direção de arte da exposição, Adriana Lins e Daniela Thomas, diretoras do Instituto Ziraldo e sobrinha e filha, respectivamente, do artista, contam sobre a alegria de participar dessa grande homenagem: “Tenho conseguido manter essa constância de homenagear a obra do meu pai, que tanto me formou, em exposições pelo país. Agora, para comemorar os 90 anos, queríamos um novo ponto de vista, adicionando uma relação de mergulho em uma obra em grande escala que está ali para se engajar com ela”, explica Daniela Thomas. A formação das curadoras, que contam com grande bagagem em direção de arte, associada à proximidade com a obra do cartunista, possibilitou a realização de um trabalho à altura da grandiosidade dele. “Queríamos fazer dessa exposição uma experiência transformadora, em que o visitante pode verdadeiramente entrar numa imersão. Isso é algo que combina demais com o mundo de hoje, onde a experiência vivida vale muito”, comenta a Adriana Lins. A sobrinha diz que a obra de Ziraldo é um marco que atravessa gerações. “Ele representa muito da nossa cultura, ele traz essa memória das últimas décadas do Brasil e da infância de cada um, do íntimo de cada um”, analisa.
Criação é uma das palavras chaves da exposição. Públicos diversos vão poder colocar a imaginação em prática com auxílio de tecnologias interativas que possibilitam colorir, montar personagens, escolher falas e se movimentar seguindo sons. Uma das atrações é a adaptação para o universo interativo do primeiro livro de Ziraldo, Flicts, editado em 1969 e ainda atual em suas mensagens sobre relacionamento, tolerância e acolhimento.
Neste espaço sensorial, os visitantes, envolvidos pelas cores, podem se tornar “maestros” coordenando, a partir dos seus movimentos corporais, a projeção de imagens geométricas saídas das páginas originais do livro. As gráficas imagens de Ziraldo sairão de seus livros para ocupar paredes de 3 metros de altura. Cor e vigor de uma estética que definiu fortemente sua marca são o cenário inspirador dessa imersão. Os visitantes também podem transformar as obras do autor a partir do seu próprio olhar, com auxílio dos recursos digitais, repintando composições que serão projetadas nas paredes da sala, transformando todos em artistas dessa grande exposição coletiva.
Segundo Daniela Thomas, a exposição deve ser uma extensão do efeito que a obra dele passa: “Ele consegue transmitir um prazer em viver, em conviver na obra dele, de encantar, de fascinar. Assim como o contato com a obra, a imersão tem esse poder de mudar a pessoa que entrar ali, ela vai sair de diferente”, celebra a filha.
CCBB Educativo
Durante os projetos de artes plásticas, o Programa CCBB Educativo oferece uma série de atividades interativas, educacionais e didáticas para as crianças, com o objetivo de levar a esse público um pouco de conhecimento, informação e cultura relacionado ao tema da exposição. A programação inclui desde atividades de música e pintura a contação de histórias.
Uma das práticas é o Pequenas Mãos, em que os educadores acompanham as crianças de 3 a 6 anos de idade e seus responsáveis às galerias e em seguida realizam uma atividade relacionando os temas e conceitos das exposições. Em Ziraldo Interativo, após conhecer a exposição, os participantes criam histórias em mesas de luz, que exploram as cores, os desenhos, e possibilitam a criação de histórias de forma interativa.
A atividade Livro Vivo estimula um dos primeiros passos na formação de leitores: a leitura compartilhada. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz para as crianças e famílias.
A programação completa do CCBB Educativo pode ser conferida no site bb.com.br/cultura. Escolas, grupos ou instituições podem agendar visitas guiadas às galerias e espaços expositivos durante a semana pelo e-mail: agendamento.df@ccbbeducativo.com.
Ficha técnica
Coordenação Geral: Nina Luz e Marcela Sá
Curadoria e Direção de Arte: Daniela Thomas e Adriana Lins
Tecnologia: 32 Bits
Cenografia: T+T
Design: Manifesto
Apoio: Instituto Ziraldo
Produção: Lumen Produções
Patrocínio: BB Asset Management e banco BV
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)