Menu

09/12/2019, 08:00

FACI-FEDERA DF realiza última reunião do ano com confraternização

Na última quinta-feira (5) aconteceu a última reunião de 2019 da Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal (FACI-FEDERA DF), onde estavam presentes os presidentes das associações comerciais do DF, o presidente da Federação, Valdeci Machado e o Governador em exercício Paco Brito. A importância do desenvolvimento econômico, facilidade de tramites em relação a PEC dos Cartórios e projetos solidários foram assuntos pautados no encontro. 

Em entrevista ao Alô o presidente da Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal (FACI-FEDERA DF), Valdeci Machado revelou que muitos projetos ainda estão por vir, no próximo ano, além de um estreitamento de relações com parcerias da Federação com o atual governo do DF. “O Governador Ibaneis Rocha tem demonstrado que necessita do Setor Produtivo para desenvolver   a Economia do DF, visão clara de seu governo, inclusive do Secretário de Fazendo André Clemente;  já nos atendeu com a retirada do diferencial de alíquotas,  estuda mudar a substituição tributária e está trabalhando para igualar o limite do Simples, com o do Simples Nacional. Outro ponto importante é o estudo  de um REFIS, para incentivar quitação de débitos em atraso.“ Disse. 

Ainda sobre o atual governo, foi recentemente encaminhado à Câmara Legislativa um Projeto de Lei que está sendo debatido e deverá ir para votação ainda esta semana, alterando normas e leis que regem o PRÓDF, onde se espera resolver situações de mais de 1.000 empresas do DF.  “Esse PL, com um belo trabalho pessoal do Dr. Leonardo Mundim, Diretor da Terracap, desenvolvido por um grupo de trabalho, formado por servidores da Terracap e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi amplamente debatido com representantes do Setor Produtivo.                                                             Essa busca para solução dos entravés do PRÓDF, após aprovação, ajudará aquecer a economia local, com a volta de geração de empregos e renda.” Explicou o presidente, que vê nessas vontades do governo uma oportunidade de relações mais sólidas, na busca pelo desenvolvimento do setor e soluções de problemas regionalizados. “ Nessa vontade do Governador Ibaneis / GDF,  de fazer acontecer, recebemos o Governador em Exercício Paco Brito em nossa última reunião do ano, inclusive ficando para nosso jantar de encerramento, onde o mesmo demonstrou a disposição do governo de está mais  junto com a FACI-FEDERA DF, se dispondo a participar em reuniões mensais em cada Região Administrativa, na busca de solução para os problemas regionalizados.” 

Segundo Valdeci, a Federação está sob a guarda uma Entidade com representação Nacional a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, os Jovens Empresários têm no país, sob o apoio incondicional da CACB, a CONAJ, com sua Diretoria, com independência e atividades próprias, o mesmo acontecendo no Distrito Federal.  “Em nossa Reunião, o que fizemos foi debater a necessidade de no DF, ficarmos juntos e firmamos parcerias para melhor atender o Setor Produtivo de nossa Capital, além de estando juntos, os prepararmos para serem amanhã, nossos Dirigentes.”  Por outro lado,  a entidade também é responsável por ajudar e representar empreendedores locais, com objetivos Estatutário, atividades Assistências, Culturais e Sociais em prol dos mais necessitados. É o caso do projeto “Solidário Brasília” que tem apoio da Federação e, acontecerá no dia 14 de dezembro com o Show do Cantor Luan Santana. “Neste ano, estamos na 3.ª Edição, com previsão de arrecadação de 50 toneladas de alimentos, a serem entregues a entidades filantrópicas. Nos 2 anos anteriores, foram arrecadadas e distribuindo 81 toneladas de alimentos não perecíveis” explicou.