03/04/2019, 16:32
Fascal vai adotar regras de governança corporativa para ampliar transparência
Para modernizar a gestão do Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Fascal), a vice-presidência da CLDF instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar um modelo de governança para o fundo. Regras bem definidas de atuação para quem trabalha no Fascal, controle de todas as fases e atos administrativos e auditoria de dados são algumas das ações previstas.
De acordo com o vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso (PRB), a governança corporativa, com aplicação de modelos eficientes e auditáveis, vai garantir maior transparência no uso dos recursos públicos. O GT, coordenado pela gerência do Fascal, deverá ser composto por dois representantes dos conselhos de administração e fiscal e três servidores efetivos representantes do corpo técnico da administração do Fundo. O Ato 1/2010, que instituiu o GT, foi publicado no Diário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (2).
Governança – O programa de governança corporativa é utilizado em instituições de excelência, impõe controle no uso dos recursos públicos, transparência, eficiência e aumento na qualidade dos serviços prestados. Delmasso destacou ainda que busca a modernização da gestão pública, com aplicação de modelos eficientes e auditáveis, com garantia de total transparência.