Menu

01/05/2024, 19:56

Feira de artesanato Comunidade de Fibra movimenta Planaltina

O Complexo Cultural de Planaltina recebe nos dias 03 e 04 de maio (sexta e sábado) a 2ª Feira Comunidade de Fibra. Realizada pelo Ponto de Cultura Comuna Panteras Negras, a iniciativa promove a valorização da produção artesanal local, especialmente a oriunda do campo e dos assentamentos e acampamentos da reforma agrária. A feira promoverá a comercialização de artesanatos e produtos agroecológicos integrada a apresentações de teatro e dança, shows musicais, oficinas para crianças e adultos, roda de conversa e praça de alimentação. A entrada é franca. 

O projeto Comunidade de Fibra nasceu da necessidade de expandir as fronteiras do artesanato de Planaltina, região administrativa reconhecida como polo artesanal do Distrito Federal. No sábado (4), será realizada uma roda de conversa sobre “Políticas Públicas para o Artesanato”, reunindo público, artesãs e artesãos do campo e da cidade, organizações sociais e órgãos governamentais. Nas tardes de sexta e sábado, serão oferecidas oficinas gratuitas, abrangendo artesanato com produtos recicláveis e biojoias. Para as crianças, oficinas de boneca de palha com fibras, bonecas Abayomi e moldagem inicial de barro. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do espaço.

No palco, a programação cultural trará artistas locais, priorizando ritmos e expressões artísticas difundidas na periferia e no campo. A sexta inicia com o teatro de bonecos do Mamulengo Fuzuê, seguido do Grupo Junino Arrasta Pé, Banda 78 Rotações, DJ Sapo com o grupo de breaking Cyphers Clan e show do rapper Mano Dáblio. O sábado abre com apresentação do Grupo Folclórico Sensação Paraense, seguida do grupo Tambores do Amanhecer e de show com as artistas do Sambadelas.

Todo o evento contará com ações de acessibilidade, através de interpretação em Libras para pessoas com deficiência auditiva e Audiodescrição, exposição sensorial e guias para pessoas com deficiência visual. A exposição sensorial apresentará peças de artesanato produzidas com matérias-primas locais, durante minicursos oferecidos à comunidade.


Circuito Formativo Comunidade de Fibra

As ações da 2ª Feira Comunidade de Fibra começaram em abril, com um circuito de seis minicursos gratuitos voltados para a qualificação de pessoas periféricas e moradores de assentamentos e acampamentos da reforma agrária. As formações ocuparam quatro espaços culturais de Planaltina: Ponto de Cultura Comuna Panteras Negras, Instituto Maria do Barro, Espaço Cultural Maria Morena e Espaço Cultural Ilê Axé Omin Yemonjá Ogunté. O conteúdo foi compartilhado com o objetivo de viabilizar formas de escoamento da produção artesanal e a geração de renda.

Em uma parceria entre campo e cidade, os minicursos foram facilitados por profissionais da comunicação e pessoas artesãs que vivem nas periferias e assentamentos da reforma agrária de Planaltina e das regiões administrativas de Ceilândia e Brazlândia. As aulas abordaram diferentes vertentes e etapas da cadeia produtiva do artesanato, considerando a matéria-prima abundante na região: produção artesanal com fibra de bananeira, escultura em barro, olaria, produção artesanal com capim colonião, fotografia comercial com celular, comercialização e divulgação online.

Durante o mês de maio, serão realizadas oficinas artesanais lúdicas para crianças, em escolas do campo de Planaltina.