06/07/2020, 20:29
Feiras populares com cara nova no DF
Feiras revitalizadas e padronizadas. A determinação é do governador Ibaneis Rocha, que já deu o sinal verde para que esses espaços cativos do DF ganhem uma nova identidade visual e com melhores condições de trabalho para os feirantes e comerciantes. Ganha também, claro, a comunidade. Para garantir que tudo vai dar certo, o próprio presidente da Novacap, Fernando Leite, planeja fazer visitas técnicas aos locais. O encontro foi na feira do Galpão Central do Gama, o Galpãozinho. O projeto faz parte de um programa de governo que pretende dar nova identidade visual a esses grandes centros populares, alma regional do povo.
Segundo informações do presidente da Novacap, nove feiras estão em fase inicial de licitação das obras e treze delas com os trabalhos, propriamente dito, acontecendo. É o que se pode ver na feira central do Gama, com as patrolas e caminhões dando um novo formato ao estacionamento que fica localizado ao lado do pavilhão. “A área estava toda detonada e tinha pouco espaço, será ampliada para ocupar mais carros”, conta o Presidente da Associação da Feira do Galpãozinho, Antônio Cícero Alves Aciole. “É a primeira vez que um governo atendeu os nossos pedidos e o governador está cumprindo com a palavra, porque essas revitalizações que estão acontecendo são promessas de campanha”, elogiou Antônio.
Com 36 anos de existência, localizada no coração da Região Administrativa, próximo a rodoviária da cidade, o Galpãozinho – como é carinhosamente chamado pelos moradores locais -, é voltada para produtos de moda, como roupas, calçados, bolsas e outros materiais de couro. Com o novo projeto terá todo o piso desnivelado trocado por granitina e boxes com identificação melhor para facilitar o trabalho dos comerciantes e frequentadores. A acessibilidade dos cadeirantes vai melhorar com a construção de uma calçada, já iniciada que leva o condutor da faixa do pedestre até a entrada. Para finalizar, toda parte de cima do lugar será repaginado nos quatro cantos com uma estrutura azul, que será o padrão de todas as feiras, emprestando identidade visual ao projeto.