18/11/2019, 08:00
Festival de Cinema de Brasília é estendido a mais regiões administrativas
Falta menos de uma semana para o mais importante e mais antigo festival de cinema do país. De 22 de novembro a 1º de dezembro o Cine Brasília, principal palco do que vai ditar o olhar cinematográfico para o próximo ano, dividirá com outras três regiões administrativas a exibição de longas e curtas da Mostra Competitiva da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). As cidades do Distrito Federal também receberão mostras paralelas e oficinas.
Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina exibirão, além dos filmes que disputam o Troféu Candango, a Mostra Brasília BRB e o Festivalzinho, voltado para o público infantil. O objetivo é oferecer uma ampla programação a diferentes públicos dessas regiões. O Complexo Cultural de Samambaia, o Complexo Cultural de Planaltina e o Auditório IFB Recanto das Emas, recentemente inaugurados, sediam o festival com a programação de filmes exibida no Cine Brasília.
Dentro da programação descentralizada do 52º FBCB, também estão previstas exibições itinerantes. Trata-se do Cine Fusca, cinema móvel que percorrerá cidades como Sol Nascente, Sobradinho 2, Santa Maria e Paranoá.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, essa é uma das principais vertentes do festival, que pretende ampliar o acesso do público à produção audiovisual e fortalecer essa cadeia produtiva.