Menu

26/11/2022, 19:18

Festival de fotografia lança convocatória para edição 2023

A décima edição do Mês da Fotografia tem muito para comemorar. Em uma data emblemática e depois de dois anos de distanciamento, o evento escolheu o tema “Reencontros e suas possibilidades” para inspirar artistas, fotógrafos e fotógrafas, profissionais e amadores, na captura de imagens, que serão selecionadas para a VIII edição da Exposição Coletiva, que será realizada no Museu Nacional da República, como parte da programação do evento que vai movimentar a cidade em agosto de 2023. As inscrições podem ser feitas pelo site do Festival Mês da Fotografia www.festivalmesdafotografia.com.br de forma on-line e gratuita, no período de 24/11/2022 até 30/04/2023.

Mais do que um tema, “Reencontros e suas possibilidades” é um chamamento para que, através da fotografia, se abra um diálogo que venha propor uma reflexão e uma análise sobre temas contemporâneos e onde as relações sociais, afetivas e existenciais possam ajudar na  construção de novos caminhos. 

A grande novidade de 2023 é o Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República, no valor de 10 mil reais para uma obra que fará parte do acervo da instituição e será escolhida pela curadora da VIII Exposição Coletiva, Denise Camargo, artista visual e pesquisadora do Programa de pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, em conjunto com a equipe de curadoria do Museu. “A curadoria gostaria de ver trabalhos realizados por quilombolas, indígenas, jovens, pessoas com deficiência, LGBTQIA +, pessoas trans e não-binárias”, afirma Denise sobre o protagonismo diverso que o Festival pretende atingir.

As inscrições podem ser feitas para quatro categorias: Ensaio, que deverá ter entre 5 e 10 fotografias, Individual , com até no máximo 3 fotografias , Jovens Fotógrafos, com idade entre 16 e 25 anos que podem enviar até, no máximo, 3 obras e Fotografia Inclusiva, para pessoas com Deficiência (PCD), que poderão enviar até 3 fotografias. 

Para o fotógrafo Eraldo Peres, idealizador e diretor executivo do festival essa edição marca a consolidação de um projeto criado há treze anos e que vem se consolidando a cada edição. “Pela primeira vez as inscrições para a VIII exposição coletiva estão abertas para fotógrafos do Brasil e do exterior e não só para fotógrafos do centro-oeste. Outro fato importante é que estamos lançando o edital de convocação com bastante antecedência, dando oportunidade para que os profissionais se organizem e participem do Festival, que será marcado por um grande REENCONTRO, após dois anos de distanciamento”, afirma Eraldo, que acredita que durante esse tempo, os fotógrafos não pararam de criar e registrar momentos importantes, que poderão fazer parte dessa grande festa, com o retorno presencial do Festival Mês da Fotografia.