Menu

30/03/2022, 19:57

Festival FICA em Casa homenageia o agitador cultural Retz Core

Para a presente edição do Festival, a terceira online em seus 20 anos de realização, a escolha do formato virtual se deu em razão da Pandemia de Covid-19. Acontecimento que paralisou todas as atividades artísticas ao redor do mundo e expôs o setor cultural à vulnerabilidade.

Como forma de otimizar o montante captado para a promoção do Festival, organizadores do evento optaram por abrir um edital público. Com isso, aumentar o número de contratações e aplicar os recursos democraticamente.

E a resposta foi surpreendente, com mais de 200 atrações inscritas para as cerca de 40 vagas disponíveis para compor a programação. Esta que envolve múltiplas vertentes entre artes cênicas, audiovisual, contação de histórias e música. O resultado da pré-seleção das atrações está disponível em www.ficafestival.com.br.

Em razão da grande procura, a comissão organizadora do evento decidiu por adiar a realização do FICA em Casa para o final de abril, do dia 27 ao 1º de maio. Para, com isso, ter mais tempo para os pareceristas avaliarem todas as propostas submetidas, melhor selecioná-las e responder aos recursos submetidos pelos candidatos.

Dada a dilatação do prazo para o anúncio da programação, os organizadores abriram inscrições para a Exposição On-line de Artesanato e Artes Visuais (previsto no termo de fomento). A partir do dia 2 de abril, artistas visuais e artesãos poderão se inscrever. Os critérios para participação estarão disponíveis no site do Festival.

Por fim e de grande importância, o FICA em Casa vai criar um ambiente virtual para homenagear Luiz Ricardo, conhecido como Retz Core, falecido em abril de 2021. Ativista, produtor, articulador e agitador cultural guaraense, Retz foi um personagem icônico, que atuou em momentos importantes da história cultural do DF, em especial na cena Rock, e na carreira de bandas locais.

Neste espaço, em formato de blog abrigado no site do Festival – ficafestival.com.br/retzvive, o visitante vai encontrar um rico memorial da carreira desta personalidade das artes. Neste álbum de memórias, suas ideias e projetos que conseguiram convergir diferentes tribos, estilos e linguagens.

Tudo será retratado por meio de fotos, vídeos, áudios e textos. O blog será alimentado regularmente, ao longo de um ano, e quem tiver algum relato ou acervo, pode enviar para os organizadores através do e-mail: ficafestivalcontato@gmail.com.

O Festival FICA em Casa é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, via termo de fomento.