21/08/2019, 09:32
Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância
Realizado pela cia teatral hispano-brasiliense La Casa Incierta, o festival Primeiro Olhar, dedicado às criações cênicas voltadas para o público da primeira infância, chega em 2019 à sexta edição e ocupa o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) entre 31 de agosto e 22 de setembro, aos sábados e domingos, sempre com sessões às 11h e 16h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia).
A programação é composta por espetáculos da companhia, especializada em teatro para essa faixa etária, com peças lúdicas e poéticas, sempre em busca de instigar nos pequenos espectadores o interesse pelas artes e as capacidades infinitas com que nascem os seres humanos.
Em 2019, além dos espetáculos, a programação conta com o lançamento do canal de vídeo Bebe Lume e com a exposição Aldeia Adormecida, de Gabriel Guirá. Esta edição é primeira do festival como integrante da FIBRA, a rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens.
A primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida de uma criança, é uma fase de descobertas e aprendizado primordial para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social do ser humano. Ao nascer, o olhar da criança é pioneiro em relação ao mundo e contempla com todos os sentidos para criar, pesquisar e inventar. Na porta da vida, esse primeiro olhar guarda toda a memória da humanidade e a sua amplitude é o que garante a vanguarda da evolução humana. Não é por acaso que, nesses primeiros passos pela superfície das relações, se tecem os alicerces mais profundos do que chamamos de personalidade. As mães, os pais e o entorno cuidador sabem que o tecer de uma criança é tremendamente intenso e vivo.