13/07/2023, 21:35
Festival Ragga Brasil no Distrito Federal
O Festival Ragga Brasil traz uma rica programação com shows, intervenções artísticas, pista de skate, oficinas de dança, dj e produção musical. O ritmo que contagia este momento é o Ragga, conhecido também por dancehall, um gênero musical eletrônico derivado do reggae, criado na Jamaica entre as décadas de 1970 e 1980.
Idealizado pelo coletivo de dj’s, mc’s e produtores, Batidão Sonoro, o Festival é um desdobramento da tradicional festa Hip-Hop vs Ragga, a batalha de estilos mais envolvente da capital, que nos últimos 18 anos animou as noites do DF com atrações icônicas do hip-hop e do ragga-dancehall brasileiro. Para celebrar, o Festival reúne fortes nomes da cena nacional, dentre eles Jimmy Luv do lendário grupo 7 Velas. Haverá também a participação do coletivo Macaia Records, formado por Pump Killa, Iyzis, Ragg, Satioro e Mis Ivy, pioneira no ritmo. Representando João Pessoa, com o seu frenético ragga paraibano, mestre Sacal soma-se a esse time.
Representando a cena local, foram convidados, I Cris, Guará Sound System, Selectta KBC, e Negra Eve, nova promessa no estilo musical.
Complementando a programação, além dos anfitriões do Batidão Sonoro, o curitibano Dow Raiz, novo destaque da cena underground, desembarca na capital com a facilidade de se adaptar em qualquer gênero musical. Para quem gosta de dançar, essa sem dúvida é uma ótima oportunidade. Convocamos os melhores dançarinos do DF para conduzir as intervenções durante as apresentações, Luh Lemos, Hud Olivier, Luccafro e In The Hood abrilhantam a programação com um show de performances.
Aimê Rivero (DF) e NG Coquinho (SP) vão comandar as aulas de dancehall. Ambos são professores de dança, coreógrafos e pesquisadores da cultura reggae jamaicana. Haverá oficina de dj com o precursor da black music no DF, DJ Chokolaty. E também oficina de produção musical com Afroragga e mini ramp do Circuito Candango de Skate. O Festival Ragga Brasil acontece no Teatro de Arena do Guará. Conta com a realização do Batidão Sonoro, Central 61, e apoios do Instituto Palco Cultura, Associação de Skate da Capital, Administração do Guará, Fundo de Apoio à Cultura – FAC, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.