Menu

08/03/2020, 19:53

Final do Top Cufa tem programação gratuita

Torcidas a postos, pois o glamour da periferia vai subir na passarela e roubar a cena! Após quase três meses de duração e duas seletivas acirradas que contaram com a participação de jovens entre 15 e 28 anos de idade, o TopCufa-DF chega a sua terceira e última seletiva. Nos próximos 14 e 15 de março, duas mulheres e dois homens vencerão o concurso nas categorias Street e Fashion. A quarta edição do projeto foi idealizada pela Central Única das Favelas (Cufa DF), realizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, com o fomento da Secretaria de Turismo do DF. A programação acontece durante todo o fim de semana, no Foyer do Teatro Nacional, das 12h às 22h, terá feira de empreendedorismo composta por expositores locais e grandes atrações musicais gratuitas.

“Estamos caminhando para mais uma final do TopCufa, com muita alegria porque conseguimos alcançar, até agora, todos os nossos objetivos. Nessa quarta edição trouxemos o concurso masculino que teve uma aceitação muito grande e fizemos o lançamento do Cufa Empreenda, um antigo sonho de projeto. Agora o que a gente espera é que a final seja, assim como todo o concurso, um grande sucesso”, declara o presidente da Cufa DF, Bruno Kesseler.

Durante o processo de seleção dos/das candidatos o TopCufa-DF foi além da estética, promovendo aos/as aspirantes a modelo e as comunidades locais oficinas gratuitas de capacitação em diversas áreas. As aulas do Cufa Empreenda, projeto que ocorre entre 2 e 12 de março, no complexo Cultural de Samambaia, abrangem temas nas áreas de Produção Musical e de Eventos, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Moda, Comunicação e Roteiro Audiovisual.

“O TopCufa se tornou muito maior que um concurso de beleza, além de inserir modelos da periferia no mercado de trabalho, temos ações gratuitas de capacitação voltadas para a periferia. A final do concurso traz uma feira para apresentar o empreendedorismo da quebrada e um evento cultural com o melhor que é produzido nas favelas de todo o Brasil”, ressalta Stéffanie Oliveira, presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

Outro fato que merece destaque nesta edição do projeto é a incorporação de diversos pontos turísticos da periferia nas etapas do concurso. 

O objetivo é divulgar e enaltecer os pontos de encontro das quebradas e as possibilidades de lazer da periferia do DF. Entre os espaços ocupados pelo projeto estão a Praça dos Direitos, em Ceilândia, lugar onde ocorreu a primeira seletiva, além da Feira de Ceilândia, do Céu das Artes, do Centro de Tradições Populares e da Praça do Relógio, pontos usados como cenários para a sessão de fotos dos/das candidatos (as).