Menu

18/05/2021, 20:32

Firjan sinaliza para crescimento do mercado de gás no estado e no país

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lançou hoje (18) a quarta edição da publicação Perspectivas do Gás no Rio 2021, com uma novidade em relação às edições anteriores. Todas as informações foram inseridas em um painel dinâmico e serão atualizadas periodicamente, incluindo todas as infraestruturas, redes de transporte, gasodutos de escoamento, plantas planejadas e existentes. “A ideia é simplificar e facilitar o acesso às informações que eram contidas no documento”, disse à Agência Brasil o coordenador de Relacionamento Estratégico em Petróleo, Gás e Naval da federação, Fernando Montera. Essa plataforma pode ser acessada no ‘link’ www.firjan.com.br/gasnorio e também no endereço www.firjan.com.br/petroleoegas.

A publicação oferece aos leitores o primeiro extrato do mapeamento da demanda de gás que a Firjan está elaborando. O trabalho vai pegar todas as regiões do estado, aproveitando a capilaridade da Firjan, para identificar as demandas existentes e também as demandas reprimidas que poderiam ser desenvolvidas. “Esse extrato identificou que na região estudada existe grande potencial de expansão da demanda”, disse Montera. O consumo atual de gás na região corresponde a um volume superior a 680 mil metros cúbicos por dia. Com a projeção feita, verificou-se que esse volume tende a crescer, duplicando a demanda atual de gás natural em até cinco anos e aumentando em mais de dez vezes o atual volume de consumo no horizonte de dez anos.

Fernando Montera destacou que esse potencial de demanda depende de várias ações que começaram a avançar com o novo marco regulatório do gás, mas precisam de acesso aos fornecedores, à infraestrutura. A publicação mostra que o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de gás natural do país. Em 2016, respondia por 67% de toda a produção nacional e, no ano passado, a participação subiu para 80% do total.