Menu

20/07/2023, 09:21

“Fogo Fátuo” e “Fantasma Neon” criam união inédita durante sessão no cinema

por Felipe Lucchesi

Colunista: Felipe Lucchesi

Os diretores de cinema, João Pedro Rodrigues (Português) e Leonardo Martinelli (Brasileiro) se união numa estreia de cinema, que ocorre hoje (20) e formato inédito no Brasil: o longa “Fogo Fátuo” de João será exibido e logo após, na mesma sessão, será exibido o curta “Fantasma Neon” de Leonardo.
O encontro é devido à ideia da Vitrine Filmes, que escolheu duas histórias que conversam entre si e contém o mesmo viés LGBTQ+.
O filme foi eleito como o melhor curta brasileiro de 2022 pela Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, além de ter sido premiado em Gramado (melhor curta, diretor, ator, júri da crítica e Prêmio Canal Brasil), Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo (um dos 10 Favoritos do Público), Festival do Rio (melhor direção da Mostra Novos Rumos), e Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade (melhor direção).
Exibido ao redor do mundo, o filme foi premiado no Festival de Locarno como melhor curta internacional; em Cinélatino Rencontres de Toulouse, foi ganhador do prêmio de público e especial do júri; e no Festival Biarritz Amérique Latine, como melhor curta. Também foi exibido, entre outros, no San Sebastián International Film Festival, BFI London Film Festival e Clermont-Ferrand International Short Film Festival.
Enquanto o longa é uma comédia musical, com cerca de 60 minutos, muitas sátiras e humor provocativo, o curta tem duração de 20 minutos, também é musical mas traz consigo uma mensagem que vai ao encontro da crítica social e cobrança à necessidade de reflexão.
Há um constraste entre as histórias: “Fogo” ocorre num futuro distante, 2069, “Fantasma” expõe uma narrativa atual, revelando um Brasil possível de encontrar na primeira esquina.
O encontro das obras tende a causar diferentes reflexões e reações nos espectadores. Será que esse formato tende a ficar?


Sinopse (“Fogo Fátuo”)



2069, ano talvez erótico – logo veremos –, mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga o faz rememorar árvores, um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios foi também o despontar de outro desejo.


Ficha Técnica (“Fogo Fátuo”)



Direção: João Pedro Rodrigues
Roteiro: João Pedro Rodrigues, Paulo Lopes Graça, João Rui Guerra Da Mata
Produção: Vincent Wang, João Pedro Rodrigues, João Matos
Direção de Fotografia: Rui Poças
Montagem: Mariana Gaivão
Som: Nuno Carvalho
Trilha Sonora: Paulo Bragança
Design de Produção: João Rui Guerra da Mata
Figurino: Patrícia Dória
Direção de Produção: João Gusmão
Empresa Produtora: Filmes Fantasma, House On Fire, Terratreme Filmes
Elenco: Ana Bustorff, Joel Branco, Anabela Moreira, Oceano Cruz, Margarida Vila-Nova, André Cabral, Mauro da Costa, Teresa Madruga



Trailers Oficiais



Sinopse (“Fantasma Neon”)



Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.



Ficha Técnica (“Fantasma Neon”)



Direção: Leonardo Martinelli
Produção: Ayssa Yamaguti Norek, Leonardo Martinelli, Rafael Teixeira
Roteiro: Leonardo Martinelli
Elenco: Dennis Pinheiro, Silvero Pereira
Música: Carol Maia, José Miguel Brasil (composição), Ayssa Yamaguti Norek, Leonardo Martinelli (letras)
Direção de Fotografia: Felipe Quintelas
Direção de Arte: Vic Estevs
Figurino: Mayra Barroso
Edição: Lobo Mauro
Produção: Pseudo Filmes, Filmidia


Serviço


“Fogo Fátuo” e “Fantasma Neon”
Estreia nos cinemas – 20 de Julho de 2023


 

Tags: , , , , ,