29/11/2023, 16:18
Fórum nacional no Senado ilumina caminhos da inovação em Saúde
No coração do Senado Federal, o Auditório do Interlegis foi palco do XIV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde, destacando avanços e desafios cruciais no cenário brasileiro. A reunião de renomados líderes políticos e especialistas da área, incluindo os senadores Marcos Cesar Pontes e Izalci Lucas, e a deputada federal Rosangela Moro, prometeu moldar a vanguarda da saúde no país.
A abertura ficou por conta de Clementina Moreira Alves, presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, que ressaltou a evolução do instituto desde 1989, destacando o notável crescimento ao inserir temas como saúde, pesquisa, inovação e acesso, há 15 anos.
A presidente da Frente Parlamentar Mista de Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras, deputada Rosangela Moro, vinculou “doenças raras” à “inovação tecnológica”, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de capacitação na atenção básica.
O senador Marcos Cesar Pontes, conhecido como o “senador astronauta”, trouxe uma perspectiva única para o evento ao destacar a importância da prevenção, ressaltando que a inovação vai além da tecnologia, incluindo o contexto humano.
Izalci Lucas, também presente na abertura do Fórum, abordou os desafios das patentes no Brasil e destacou a importância de investimentos na educação, afirmando que “não há solução senão pela educação, ciência e tecnologia”.
Marco regulatório, genomas e inovação farmacêutica na vanguarda
A segunda parte do fórum envolveu debates técnicos, mediados por Cleila Guimarães Pimenta Bosio, diretora do Departamento da Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Na oportunidade, a diretora da ANVISA, Meiruze Sousa Freitas, enfatizou a necessidade de um marco regulatório forte, enquanto Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da CBDL, trouxe à tona a novas medidas adotadas pela OMS e a importância da inovação em diagnósticos.
Dr. João Bosco de Oliveira Filho, do Hospital Israelita Albert Einstein, revelou insights sobre o uso dos genomas no diagnóstico precoce, destacando o projeto “Genomas Raros” em parceria com o Ministério da Saúde.
Luciana Shimizu Takara, diretora da INTERFARMA, enfatizou o papel crucial do setor farmacêutico na defesa da inovação, destacando a importância de medicamentos inovadores e o equilíbrio a longo prazo.
Para finalizar, Julieta Maria Cardoso Palmeira, assessora da FINEP, trouxe à tona oportunidades de apoio à inovação, anunciando um investimento de 500 milhões para a área da saúde em um edital a ser lançado em dezembro.
O XIV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil consolidou-se como um espaço crucial para discussões que impulsionam a inovação na saúde do país.