Menu

06/04/2022, 15:49

Francisco Maia recebe Título de Cidadão Honorário post mortem

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedeu, nesta terça-feira (5), o título de Cidadão Honorário do DF, pos mortem, ao ex-presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia. Sessão solene realizada no Plenário da Casa reuniu familiares, amigos e representantes do setor produtivo que acompanharam a jornada do pioneiro e empresário Chico Maia, como era conhecido. O diploma e a medalha da honraria foram entregues à esposa, Solange Maia, e à filha, Valéria Farias.

A iniciativa para concessão do título foi de autoria do deputado Rafael Prudente (MDB), presidente da CLDF. A proposta é de 2019, anterior à morte de Chico Maia, que faleceu vítima de complicações de Covid-19 em 17 de fevereiro de 2021.

Prudente abriu a sessão solene com uma saudação a todos os presentes, em especial à família do homenageado. Entre os amigos e parceiros de luta, participaram da cerimônia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o vice-governador do DF, Paco Britto, a ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, além dos diretores regionais do Sesc e Senac, Valcides Araújo da Silva e Karine Câmara, e presidentes de sindicatos da Federação.

“Hoje celebramos a vida e a obra de uma grande personalidade da capital, que dedicou sua existência a transformar e melhorar o nosso Distrito Federal. Quando protocolei, em setembro de 2019, o projeto de decreto legislativo que concedia a Chico essa honraria, jamais pensaria que ano seguinte seríamos assolados pela crise sanitária que ceifou mais de 660 mil vidas, incluindo a vida no nosso amigo. Chico deixa um legado de amor e trabalho”, disse Prudente.

Em nome de todos os presidentes de sindicatos da Federação, o presidente José Aparecido falou sobre a importância do reconhecimento pelo trabalho de seu amigo e antecessor. “No primeiro ano de pandemia, Chico se dedicou muito para proteger o setor produtivo. Quando assumimos, após sua partida, vimos o quão difícil e árduo foi seu trabalho. Foi Chico quem abriu o caminho do diálogo junto à Câmara Legislativa, ao Governo do Distrito Federal e aos parlamentares do Congresso Nacional. Graças a isso conseguimos enfrentar todas as dificuldades”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio.

O vice-governador Paco Britto justificou a importância da homenagem feita pela Câmara Legislativa. Ele destacou a relevância de Chico Maia para o DF. “Faz falta sua presença física. Esse pioneiro da nossa cidade, visionário que era, sempre acreditou nos nossos potenciais e exerceu suas atividades com muito afinco. Chico conquistou parcerias importantes e foi um apaixonado por Brasília. Ele permanece em nossa memória não apenas como grande gestor, mas como um líder que marcou a história. Representou como pouco o setor produtivo e foi um homem de muito diálogo”, discursou o vice-governador.