02/06/2019, 22:34
Frente Parlamentar incentiva produção de energia renovável
A Câmara Legislativa conta com uma Frente Parlamentar de Energias Renováveis, que incentivará a produção, no Distrito Federal, de energia a partir de “fontes limpas”, como é o caso da energia solar. O lançamento da frente – uma associação pluripartidária de parlamentares para debater temas específicos de interesse da sociedade – ocorreu dentro da programação do 1º Eco Ideias Brasília – Tecnologia a Serviço da Sustentabilidade. O evento, realizado na CLDF, no dia de hoje fomentou o intercâmbio de experiências para o desenvolvimento sustentável.
“A ideia da frente é propor pautas positivas que beneficiem o meio ambiente e a cidade”, explicou o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), autor da iniciativa. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Casa, o parlamentar observou que o lançamento ocorre em um momento apropriado, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. “Temos capacidade para gerar energia sem causar maiores danos”, assegurou.
Como primeira ação efetiva da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, o distrital entregou ao secretário de Fazenda e Planejamento do DF, André Clemente, um ofício no qual foram propostas, para avaliação do GDF, medidas para promover a geração de energia limpa. “A hidrelétrica representa 60% da nossa produção nacional, enquanto poderíamos, por exemplo, incentivar a energia solar, sem degradar o meio ambiente”, avaliou Pedrosa.