30/12/2018, 16:01
Funap dá oportunidade de reinserção social a novos presos do regime semiaberto
A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) vai substituir 478 contratos de trabalhadores egressos para o regime domiciliar ou aberto, até 31 de dezembro.
A medida obedece à determinação da Portaria nº 3, de 2018, da Vara de Execuções Penais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Com objetivo de dar aos detentos chance de retornar ao convívio social e oportunidade de atuação profissional, a Funap intermedeia as contratações pelas instituições interessadas e auxilia na busca das vagas.
De outubro de 2017 a janeiro de 2018, o número de trabalhadores subiu de 494 para 730. Com a regulamentação da Portaria nº 3, a expectativa é aumentar para 1.408 nos próximos meses. O direito é concedido apenas aos internos do regime semiaberto.
O maior contratante desse tipo de mão de obra é o governo de Brasília, seguido de órgãos federais e empresas privadas. Os cargos variam de acordo com a qualificação profissional do reeducando.
A empresa que contrata fica isenta de encargos trabalhistas, como décimo terceiro, férias e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pois os contratos não são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Tags: GDF