09/09/2019, 08:00
GDF apresenta projeto da Avenida das Cidades e enfrenta críticas da população
Em comissão geral da Câmara Legislativa, o governo do Distrito Federal apresentou o projeto da Avenida das Cidades, antes chamada de Transbrasília, que pretende ligar Samambaia, Taguatinga, Park Way, Águas Claras, Guará e Brasília. A proposta, que envolve um total de 26 quilômetros de extensão, enfrentou resistência por parte dos moradores que compareceram à discussão. Eles criticaram não só o projeto, mas a falta de diálogo com a população afetada.
Uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha, a construção da via está prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) com o nome de Interbairros. Contudo, diferentemente da ideia inicial, que envolvia apenas um corredor viário, o projeto atual prevê a construção de setores habitacionais, parques, comércio, calçadas e ciclovias às margens da via. “O objetivo é unir as cidades do eixo sul, que hoje estão segregadas. Será a principal obra urbana de Brasília desde a sua construção”, disse o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros.
Moradores de regiões a serem afetadas, diretamente, pelas obras questionaram, entretanto, os benefícios reais da empreitada, em especial para o Guará e para o SOF Sul. Eles temem, por exemplo, o adensamento populacional da área e os impactos ambientais no Parque Ezechias Heringer.
“O parque vai ser dizimado por conta da ganância de empresários. Empresário trabalha por dinheiro e vai melhorar a vida de quem? É preciso cuidado com planos mirabolantes”, alertou José Gurgel, morador do Guará. Da mesma região administrativa, Clécio Oliveira reclamou da falta de participação popular na construção do projeto e apontou uma série de “incoerências” na proposta: “Se é populosa a área, por que aumentar ainda mais a população? Se o Plano Piloto já tem problema de estacionamento, para que levar mais carros para lá?”. Por sua vez, diversos moradores de condomínios do Park Sul, no SOF Sul, pediram mudanças no trajeto proposto, reclamando da proximidade da pista de alto tráfego das garagens dos prédios.