Menu

12/10/2020, 19:47

GDF recolhe 400 toneladas de lixo de obras em regiões administrativas

O descarte irregular de restos de construção civil é um problema diário nas 33 regiões administrativas do DF. E manter as cidades limpas é uma tarefa árdua para o governo e faz parte das ações diárias do GDF Presente. Em uma semana de trabalho debaixo do sol e do calor, as equipes do programa recolheram quase 400 toneladas de resíduos de obra e inservíveis em Santa Maria, Paranoá e Sobradinho.

O Polo Leste do GDF Presente passou a semana passada toda no Paranoá. As equipes recolheram uma média de 15 toneladas de entulho por dia das áreas públicas vazias das ruas, especialmente na Avenida Transversal. Os caminhões também retiraram restos de material de construção atrás do estádio Juscelino Kubitschek. Segundo a administração regional, com o processo de urbanização crescente na cidade, o número de obras e do lixo gerado por elas também aumenta. “A gente limpa as ruas toda semana, mas não adianta. O povo vai lá e suja de novo” afirma o diretor de Obras da administração, Gerson Valença. “Eles jogam à noite para a gente não ver. Estamos até tendo ajuda do DF Legal para flagrar o despejo irregular e multar essas pessoas”, completa. As equipes recolheram 250 toneladas de entulhos de uma área de transbordo irregular na DF-429, atrás do Home Center Rezende. Eles também lavaram pontos de ônibus na BR 020, em frente a Sobradinho, e fizeram o patrolamento e ajustes de vias sem pavimentação na DF-247, na parte da Rota do Cavalo que fica na cidade, atendendo a uma demanda dos chacareiros da região.

O GDF Presente também finalizou um trabalho em Planaltina: o reposicionamento de canaletas e manilhas que as chuvas anteriores estragaram na rua da Igrejinha, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, uma ação importante para preservar a estrada.