Menu

15/03/2024, 16:30

Gengiva sangrando: sinal de alerta para problemas de saúde bucal

O sangramento nas gengivas é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Quando ocorre com frequência e sem motivo aparente, pode indicar problemas de saúde bucal. A dentista e coordenadora do curso de odontologia da faculdade Ária, Maria Letícia Bucchianeri, explica que há várias causas para o sangramento gengival, mas na grande maioria das vezes ele está relacionado à gengivite.  

“É uma inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre a superfície dos dentes. Uma higienização bucal cuidadosa, com escovação e uso do fio dental, bem como visitas regulares ao cirurgião-dentista são armas poderosas na prevenção das gengivites, evitando que ela se instale e que evolua e alcance os tecidos que dão suporte aos dentes”, afirma. 

Ainda de acordo com a dentista, o sangramento gengival também pode ser reflexo de algum outro problema relacionado ao corpo. “É Importante considerar o corpo humano como um sistema completamente interligado, de modo que distúrbios em algum órgão podem afetar outros. Gengivas sangrando também podem ser sinal de alterações hormonais, diabetes não controlada, deficiência de algumas vitaminas, e até doenças mais graves, como câncer bucal e leucemia”, ressalta. 

Maria Letícia Bucchianeri reforça que é importante procurar um dentista se o sangramento das gengivas persistir ou se tornar mais freqüente. “Somente um profissional de saúde bucal pode diagnosticar a causa, mas a regra de ouro é: capriche sempre na higiene bucal, com a escovação e fio dental.Os bons hábitos fazem toda diferença”, finaliza a coordenadora do curso de odontologia da faculdade Ária.

– Quatro dicas para ajudar a prevenir o sangramento da gengiva 

1-Escove os usando uma escova macia e com cerdas em multicamadas. Preste atenção a técnica de escovação, certificando-se de limpar todas as superfícies dos dentes.

2- Consuma alimentos ricos em vitaminas C e K, importantes para a saúde das gengivas. 

3- Evite alimentos açucarados e processados que contribuem para a formação de placa bacteriana.

4- Não fume, pois o cigarro prejudica a saúde bucal e aumenta o risco de doenças gengivais.