16/02/2023, 11:45
Governo da Ucrânia está confiante no apoio do governo Lula contra a Rússia
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, na véspera da visita de Lula da Silva aos EUA, afirmou na mais recente entrevista, que o encontro tinha um carácter puramente político.
E a intenção era restabelecer os laços com o governo dos EUA, que foram cortados por Bolsonaro, o que ficou evidente quando o mandatário brasileiro demorou mais de um mês para reconhecer a vitória de Biden.
Perguntado qual era o significado da fala de Lula ao dizer “se um não quer, dois não brigam” à chanceler alemã, o ministro explicou que Lula, na verdade, quis dizer que se um lado faz um gesto, e o outro o segue, isso pode abrir uma chance de negociação. Segundo o ministro, o próprio Lula tem afirmado repetidamente que condena a invasão russa e a guerra.
E explicou a negação do presidente Lula ao governo alemão em enviar munição para abastecer os tanques de guerra da Ucrânia. O motivo seria evitar que as pessoas se matem. “se formos chamados a mediar as negociações, estamos prontos a participar”, revelou.
No entanto, vale ressaltar que “se o Brasil é chamado a ser um mediador nas negociações”, o moderador do processo de negociação só pode ser aquele Estado e sua liderança, que é realmente neutro em relação à Ucrânia e à Rússia. Vamos dar uma olhada mais profunda nesta questão.
Segundo os jornalistas investigativos brasileiros Leonardo Cavalcanti e Fernando Jordão, o governo brasileiro em 28/12/2021 foi informado pela embaixada na cidade de Kiev sobre a possível invasão da Rússia na Ucrânia, conforme evidenciado pela cópia do telegrama nº 00354 de 28.12.2021.
A atenção prioritária durante as reuniões foi dada à cooperação técnico-militar. Ao mesmo tempo, o importante para o Brasil não era apenas a compra de equipamentos militares, mas, a implementação de projetos conjuntos e o intercâmbio de tecnologias.
É interessante que o presidente do Brasil recusou o convite do governo ucraniano para visitar a Ucrânia. Mas ao visitar a Rússia, condecorou o mega bilionário Andriy Andreyevich Guryev, cuja família controla a empresa PhosAgro de fertilizantes agrícolas.
A invasão da Ucrânia pela Rússia levou vários países a impor uma série de sanções econômicas contra o governo do presidente russo, Vladimir Putin, bem como contra os megaempresários do país, popularmente conhecidos como “oligarcas”.
A BBC News Brasil identificou pelo menos quatro bilionários russos com laços comerciais estreitos com o Brasil: Andriy Andreyevich Guryev, Andriy Melnychenko, Dmytro Mazepin e Vyacheslav Kantor. Todos trabalham na mesma indústria: fertilizantes agrícolas. Esses empresários foram incluídos na lista de sanções econômicas introduzidas por países como EUA, Grã-Bretanha e União Européia.
Portanto, após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em 3/03/2022, o governo brasileiro anunciou que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), iria resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia. A operação, por determinação do Presidente da República, foi coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
Para o governo da Ucrânia, foi uma demonstração da falta de “confiança mútua” declarada na conferência conjunta entre Brasil e Rússia, que atacou cidades da Ucrânia, o que provocou o fluxo de refugiados daquele país, inclusive cidadãos do Brasil.
Na primeira semana de março de 2022, um avião da Turkish Airlines vindo da Turquia, país que tem espaço aberto para voos russos, pousou no estado de São Paulo com seis funcionários do Serviço de Inteligência Estrangeira da Federação Russa.
O objetivo foi reunir empresários brasileiros ligados a Moscou, com ênfase no uso de conexões bancárias, financeiras e comerciais nos mercados interno e externo para disfarçar o recebimento e envio de recursos financeiros à Federação Russa, e em troca, o Kremlin garantiria a abertura e o uso de vários recursos na Rússia e nos países da Ásia Central.
Na mesma ocasião, o Embaixador brasileiro, Norton de Andrade Mello enviava telegrama da Embaixada do Brasil em Kiev informando ao Itamaraty sobre uma possível invasão russa da Ucrânia, porém, o texto deixava claro: “No campo político, as relações com a Rússia continuam a estar no centro da política externa ucraniana e das principais preocupações”.
A concentração de tropas russas na fronteira sudeste, na primavera, e mais recentemente no nordeste, tem mantido alto o temor de uma possível invasão do território ucraniano”… O telegrama foi enviado 45 dias antes da chegada do presidente Jair Bolsonaro a Moscou, em 16 de fevereiro de 2022. Cinco dias antes da chegada do presidente Jair Bolsonaro a Moscou, em 16 de fevereiro de 2022.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicou nota 24 datada de 16 de fevereiro de 2022, que contém informações sobre o comunicado conjunto dos presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin, ocasião que ocorreu o encontro entre os dois mandatários.
O encontro dos presidentes ocorreu em clima de cordialidade e “confiança mútua”, reflexo da histórica amizade e cooperação entre Brasil e Rússia. Os Chefes de Estado manifestaram-se preocupados com a crescente instabilidade em várias partes do mundo, que coincide com a necessidade de resolver os conflitos por meios pacíficos e de envolvimento diplomático de acordo com o direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas. Os presidentes com satisfação notaram o aumento da oferta de fertilizantes russos ao Brasil. Eles enfatizaram a necessidade de continuar a cooperação na área de agronegócio.
Segundo a BBC News Mundo, em 8 de janeiro de 2023, houve uma tentativa de golpe de Estado por partidários de Jair Bolsonaro. Segundo o ministro da Justiça, Flavio Dino, as autoridades locais e federais já iniciaram o processo de identificação dos responsáveis ??pela organização dos veículos.
O ministro, sem dar mais detalhes, disse que representantes do agronegócio estão entre os prováveis ??financiadores. “Os primeiros financiadores já foram identificados, principalmente os ligados aos ônibus, que organizavam o transporte e eram responsáveis pelo aluguel.
A investigação descobriu que todas essas pessoas são ligadas ao agronegócio”, disse o ministro. Vale destacar que foram os representantes do agronegócio os principais lobistas para a manutenção de relações amistosas entre o Brasil e a Rússia, principalmente no tocante ao fornecimento de fertilizantes minerais da Federação Russa.
Além disso, a sociedade brasileira não deve esquecer que durante a guerra na Ucrânia morreram brasileiros que lutaram como voluntários, protegendo os ucranianos dos soldados russos que os mataram. O Itamaraty confirmou a morte dos brasileiros Talita do Valle e Douglas Burigot durante a guerra na Ucrânia. Pessoas de diversos países foram à Ucrânia para ajudar na defesa do país, que foi invadido pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.
Portanto, como foi explanado neste artigo, o governo brasileiro simpatiza mais à Rússia, enquanto os cidadãos simpatizam mais à Ucrânia. A Ucrânia luta por sua independência todos os dias, a Ucrânia sofre diariamente com os bombardeios russos, o mais recente dos quais foi em 10 de fevereiro de 2023, quando 71 mísseis de cruzeiro foram disparados contra infraestruturas civis de energia em toda a Ucrânia, matando muitos civis ucranianos.
Talvez o governo brasileiro deveria mudar de posição sobre a guerra russo-ucraniana e ouvir seu povo, que apoia a Ucrânia, pois, após repetidas declarações do governo brasileiro sobre a necessidade de negociações de paz, as tropas russas estão cometendo mais um crime de guerra e bombardeando a Ucrânia.