10/09/2024, 10:30
Grupo Pano apresenta espetáculo sobre narrativas da América Latina
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
Foto: Leekyung Kim
A direção é de Caio Silviano, “¡Cerrado!”, espetáculo musicado do Grupo Pano, estreou dia 6 de setembro, sexta-feira, às 20h, no Teatro de Contêiner, localizado na região central de São Paulo, capital.
A temporada segue até 30 de setembro com sessões sexta, sábado e segunda, às 20h e domingo, às 19h.
A inspiração para a criação do espetáculo vem de uma legislação em San Pedro de Atacama, no Chile, que restringe o direito de dançar em estabelecimentos licenciados devido à burocracia excessiva e aos altos custos envolvidos na obtenção das permissões necessárias.
A história se inicia com uma mulher que, ao finalmente encontrar o Criador dos limites da América Latina, arrasta uma das linhas de seus mapas abrindo uma fresta. Este ato evoca uma entidade capaz de trafegar por tempos antigos, entrelaçar narrativas e revisitar a história da proibição da dança no deserto.
Guiado pelo “portunhol”, o enredo apresenta um dialeto misto de português e espanhol, repleto de neologismos, clichês e paródias. A mistura das línguas busca evidenciar a dificuldade da integração brasileira na América Latina devido a um projeto cultural colonial, mostrando que a união do continente ainda é uma ficção a ser construída.
Com direção musical de Marco França (vencedor do prêmio Shell pelo trabalho musical em 2016 e 2019), a trilha sonora é uma fusão de diferentes influências latino-americanas, como os arranjos vocais das Murgas uruguaias, as melodias das milongas argentinas, os tambores cubanos e as músicas tradicionais dos povos andinos, complementados pela musicalidade brasileira.
A montagem utiliza uma ampla variedade de elementos cenográficos que transformam o público em parte integrante da narrativa, proporcionando uma imersão completa nas localidades descritas. Através de truques de mágica, máscaras expressivas e música ao vivo tocada pelos próprios atores, são criados rituais de celebração e desmantelamento da morte em vida.
Ficha Técnica
Elenco: Amanda Quintero, Cecília Barros, Ian Noppeney, Rafael Érnica, Alice Guêga, Bernardo Bibancos, Henrique Reis, Juliano Veríssimo, Barroso e Gabriela Sugui.
Diretor e Dramaturgo: Caio Silviano.
Direção Musical: Marco França.
Direção de Arte: Cecília Barros.
Iluminador: Lui Seixas.
Máscaras: Rafael Érnica e Caio Silviano. Composições: Caio Silviano, Barroso Eus e Bernardo Bibancos.
Cenotécnico: Pity Santana.
Aderecista: Zé Valdir Albuquerque e Amanda Quintero.
Orientação de manipulação de bonecos: Marcela Arce.
Aprendiz: Marcela Lívier.
Apoio de Palco: Isabela Lourenço| Lou e Marcela Lívier.
Direção de Produção e produção executiva: Isadora Petrin (PiTô Produções).
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Equipe de vídeo: Pedro Morales, Luiz Felipe Aranha, Rodrigo Nelli
Foto: Leekyung Kim
Apoio: Turma do Bem.
Realização: Grupo Pano, Cooperativa Paulista de Teatro, 18ª edição Prêmio Zé Renato e Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.
Serviço
¡Cerrado!
Temporada: De 6 a 30 de Setembro. Prorrogação de 04 a 14 de outubro de 2024 – Sexta, sábado e segunda, às 20h e domingo, às 19h.
Duração: 135 minutos
Classificação: 16 anos.
Ingresso: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada).
Bilheteria: Aberta 1 hora antes do espetáculo.
Teatro de Contêiner
R. dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia – São Paulo-SP
Capacidade: 99 lugares.
Tags: em cartaz, espetáculo, estreia, Felipe Lucchesi, Jornal Alô Brasília, São Paulo, Teatro