Menu

14/06/2021, 12:42

Guia Definitivo para Arquitetos e Engenheiros

Embora importante, na maioria das vezes a formação acadêmica não prepara profissionais para o mercado altamente competitivo que encontrarão fora da sala de aula. Para se destacar nele, são necessárias habilidades em áreas como empreendedorismo, marketing, relacionamentos interpessoais e muitas outras que não estão entre as disciplinas ensinadas na faculdade. 
Isto vale também para o mercado de arquitetura e engenharia, em que muitos profissionais acabam desistindo de exercer a profissão devido à dificuldade de conquistar clientes. Segundo um pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), a contratação de arquitetos e engenheiros é vista como dispensável por 85% das pessoas. Como convencer os clientes de que o trabalho desses profissionais é relevante?
“O primeiro ponto é realmente entender o mercado. E o mercado é algo vivo, mutável, é algo que reage à nossa ação”, afirma o arquiteto Alex Brasileiro, um dos sócios do Grupo BORA, que, desde 2016, capacitou 10 mil alunos por meio do projeto BORAnaOBRA.  


“Outro ponto é você precisa se preparar para a guerra. O mercado é duro mesmo, só que você precisa ter as munições certas. Infelizmente, a faculdade não te deu essas munições. Você precisa dominar tecnicamente outras habilidades. A habilidade de empreender, a habilidade de lidar com pessoas e a habilidade de criação, se você trabalha com projetos”, acrescenta a arquiteta Rafa Brasileiro, a outra sócia do Grupo BORA. 
Segundo Rafa, o mercado de obra se construção tem ainda uma exigência específica, que é a sintonia entre o projeto, criado pelo arquiteto, e a execução, que fica a cargo do engenheiro. 


“Não importa se você faz só projeto ou só a obra, você tem que dominar os dois. Esse abismo entre projeto e obra, hoje, é a causa da grande maioria dos problemas que acontecem na obra, é a causa da má fama que o mercado de arquitetura e construção tem entre os clientes. O cliente acha quefazer obra é sinônimo de dor de cabeça. Ele corre léguas de contratar um profissional porque acha que vai atrasar a obra, vai custar mais caro”, comenta a arquiteta. 


Toda a experiência que Rafa e Alex Brasileiro acumularam ao longo de anos atuando no mercado de pequenas e médias obras está acessível no Guia Definitivo para Arquitetos e Engenheiros. A publicação estará disponível para compra no próximo dia 15 de junho, em uma tarde de autógrafos com os autores no Shopping Casa Park, em Brasília. Também é possível adquirir a versão física e digital pelo link: 
“São aprendizados, derrotas, vitórias, estratégias. Nós temos os mesmos desafios de outras pessoas de sermos profissionais, de atuarmos no mercado de pequenas e médias obras”, ressalta Alex. “Na nossa trajetória, se a gente tivesse encontrado um livro único que reunisse o que a gente precisa para empreender no mercado teria feito muita diferença, teria encurtado muito o caminho”, comenta Rafa. 
Rafa e Alex Brasileiro são também os autores do Guia Definitivo para Pequenas e Médias Obras, livro que, em suas duas edições, alcançou 98% de satisfação entre os clientes, segundo pesquisa aplicada junto aos leitores pelo Grupo BORA.  


PERFIL DOS AUTORES Rafa Brasileiro – Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília(UnB). Proprietária de cinco empresas e de um portfólio de obras executadas em diversos estados do Brasil e no exterior. Dedica sua carreira a viabilizar os sonhos das pessoas à sua volta: clientes, alunos, funcionários, família e amigos. 
Alex Brasileiro – Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília(UnB), se considera um “engenheiro formado em Arquitetura”. À frente da BORA Construtora, construiu com sua esposa, Rafa, uma metodologia para adaptar a experiência de grandes construtoras ao mercado de pequenas e médias obras.


SERVIÇO Tarde de autógrafos Data: 15/06 Horário: 16h Local: Shopping Casa Park Link para adquirir a publicação:https://boranaobra.com.br/guiadefinitivo