12/02/2020, 12:36
Hipersensibilidade nos dentes pode levar à necessidade de cirurgia
Sorvete, suco gelado, café ou chá quentes podem ser motivos de incômodo e dor para muita gente por causa da hipersensibilidade nos dentes. De acordo com pesquisa feita pela pela agência internacional Kantar TNS, a hipersensibilidade dentinária afeta três em cada dez brasileiros. Desgaste do esmalte e exposição da raiz dos dentes estão entre os principais agentes causadores deste tipo de dor, de acordo com o especialista em periodontia André Pouso, do Instituto Odontológico Rocha Ramos (IORR).
Ele alerta para a importância de se buscar diagnóstico, porque alguns casos devem ser resolvidos com cirurgia. “A maioria dos casos graves de hipersensibilidade nos dentes, que demandam cirurgia, são causados porque a raiz dentária fica exposta porque o paciente sofreu uma retração da gengiva. Muitas vezes parte da raiz do dente fica exposta e causa dor ao ser exposta a temperatura muito quentes ou geladas”, explica André. Uma das indicações cirúrgicas é o de enxerto de tecido. “É retirado tecido do céu da boca, que é implantado na região prejudicada da gengiva para aumentar a área de cobertura gengival”, detalha o especialista.
Tipo de mordida em alerta
O tipo de mordida, quando ela é desencaixada, também desgasta o esmalte dos dentes, na parte mais próxima à gengiva, se espalha e causa sensibilidade. A causa também está ligada ao afastamento gengival. “Alguns traumas mecânicos são causados pelo tipo de mordida, que causa desgaste da gengiva, expondo parte da raiz, o que afeta o esmalte e aumenta a sensibilidade”, pontua.
Casos leves
A cirurgia é indicada para alguns casos, mas a maioria dos pacientes consegue ter alívio das dores com tratamentos mais simples. Cremes dentais para dentes sensíveis são eficientes e não possuem contra-indicação, recomenda André Pouso. Outro tratamento feito em consultório é a aplicação de verniz fluoretado, que protegem os dentes e garantem alívio por um tempo maior.