Menu

23/08/2019, 07:38

Hmib começa a marcar retorno das consultas pelo Whatsapp

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) passa fazer as marcações dos retornos ambulatoriais por meio do aplicativo de mensagem conhecido como Whatsapp. Funcionando em caráter experimental há quase um ano, a nova metodologia de trabalho vai modernizar o sistema de informações ao paciente, beneficiando a todas as pessoas que realizarem o agendamento do retorno sem precisar comparecer ao hospital. O Hmib tem uma demanda expressiva de marcações e alterações de agendas, no que se refere às consultas ambulatoriais, o que motivou a reestruturação do Núcleo de Matrícula, Marcação de Consultas e Prontuário de Pacientes (NMCP). De acordo com a chefia do núcleo, o objetivo foi garantir ao usuário uma maior segurança e facilidade no agendamento. A chefe do NMCP, Taisis Ferreira de Oliveira, explica que, com essa mudança, será possível diminuir os custos do usuário da saúde, que economizará por não ter de se deslocar até o hospital. Além disso, haverá uma queda no fluxo de pessoas circulando pelos corredores, minimizando as filas que são formadas.

O uso do Whatsapp, segundo Taisis, vai facilitar as alterações de agendas, que acontecem em alguns casos, como afastamento médico, troca na escala, realocação de profissionais. O aplicativo vai facilitar, ainda, o entendimento da comunicação repassada para que não gere dúvidas quanto a datas e horários. “E vai reduzir os custos da Secretaria com ligações para celulares”.