Menu

04/06/2020, 10:38

HRC ganha área de acolhimento para pacientes com sintomas

O pronto-socorro do Hospital Regional de Ceilândia ganhou duas novas salas de acolhimento para pacientes com ou sem sintomas da Covid-19. Desta forma, quem chega à unidade com suspeita da doença vai direto para o acolhimento e recebe a classificação de risco. A medida ocorre para reduzir a possibilidade de que pacientes infectados transmitam à doença para outros que não estão com o vírus.

Logo na entrada, as cadeiras para quem espera pelo atendimento estão sinalizadas e alertando para que uma distância segura seja mantida. Lá dentro, duas novas alas: Amarela Horizontal e Amarela Vertical. A primeira é para pacientes que receberam o diagnóstico da doença e que aguardam transferência para o Hran. A outra área é pra suspeitos ou confirmados, mas que conseguem ficar sentados aguardando resultado de exames ou melhora parcial do quadro com oxigênio.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, destaca a importância dessa mudança no acolhimaento dos pacientes, pois, “as duas novas salas possibilitam a separação dos pacientes com ou sem sintomas da Covid, diminuindo assim os riscos de contaminação entre as pessoas que chegam para atendimento no Hospital de Ceilândia”.

Fluxo

Para evitar a possibilidade de infecção no manuseio de papéis, foi disponibilizado para os servidores o fluxo de atendimento por QR Code podendo ser visualizado pelo smartphone. Assim os profissionais têm acesso aos protocolos pelo próprio celular.

O pronto-socorro adulto também ganhou área vermelha, com quatro leitos e equipada com aparelhos semelhantes aos de uma UTI para pacientes graves confirmados ou suspeitos.

Já a Emergência pediátrica também passa por modificações estruturais e possui divisão para pacientes sintomáticos e assintomáticos da Covid-19. Um leito de emergência também foi montado seguindo todos os cuidados necessários de isolamento.