23/10/2019, 10:37
Humberto Costa cobra ação para conter derramamento de óleo
O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou nesta terça-feira (22) em Plenário a negligência do governo federal no combate à poluição do litoral do Nordeste por petróleo. Ele afirmou que os órgãos de Estado, como o Ministério do Meio Ambiente, o da Marinha e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não colocaram em prática um plano emergencial de contenção do óleo, que avançou e continua a avançar no litoral nordestino, destruindo a fauna, a flora e causando enormes prejuízos econômicos e sociais às regiões afetadas.
Trata-se do maior desastre ambiental de todos os tempos, disse o senador, considerando a extensão territorial atingida pelo vazamento de petróleo, que passa de 2 mil quilômetros, afetando mais de 200 locais em nove estados, além dos 80 municípios alcançados até o momento. Segundo ele, a população vive um drama sem precedentes, e, sem a ajuda do governo, está fazendo o trabalho de remoção do piche.
— É a população do Nordeste que está tirando, no braço, junto com as prefeituras e os governos estaduais, o óleo que está nas praias, correndo riscos! Esse óleo tem substâncias altamente tóxicas para a pele, para a respiração… Falta equipamento para a proteção das pessoas que estão lá, e vem gente aqui falar que é isso que deve ser feito! Que é a população que deve ir limpar o petróleo… E para que serve o governo? E para que serve o ministro do Meio Ambiente? E para que serve a Petrobras?
Ele lembrou que as regiões afetadas vivem do turismo e da pesca. E uma calamidade desse porte às vésperas da temporada de verão comprometerá a economia dos municípios, além de comprometer a renda de mais de 144 mil pescadores marisqueiros, que dependem da atividade para sobreviver.