01/02/2021, 20:16
Icei-DF mantém tendência positiva em janeiro
A indústria do Distrito Federal iniciou 2021 com expectativas positivas. Medido na primeira quinzena de janeiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF), marcou 60,5 pontos no mês. Comparado com janeiro de 2020, a queda do Icei-DF foi de apenas 4,4 pontos, com o indicador posicionado em um patamar muito próximo ao anterior.
O Icei-DF segue tendência positiva iniciada em julho do ano passado, quando superou pela primeira vez a linha dos 50 pontos após forte queda de expectativas em abril, motivada pelo agravamento da crise global de saúde. Marcou 60,4 pontos em dezembro e teve leve aumento em janeiro de 2021 — 0,1 ponto. Para o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, é muito importante que após um ano difícil, 2021 comece com boas expectativas.
“Existe um sentimento positivo na indústria em uma tendência iniciada em julho, indicando que, apesar das condições difíceis, há perspectivas positivas para o setor nos próximos meses”, afirma Jamal.
Para compor o Icei-DF, são avaliados dois componentes: o de expectativas e o de condições atuais. Para os próximos seis meses, a expectativa do empresário da indústria do DF é positiva, com o índice fechando janeiro em 65,8 pontos — aumento de 0,8 em relação a dezembro.
Quando questionado sobre as condições atuais, o empresário industrial do DF é menos otimista.